Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica
Keywords:
Educação Musical, ensino de práticas de pesquisa, narrativas.Abstract
Neste artigo é descrita uma pesquisa realizada em uma disciplina sobre investigação científica na área de Música. Primeiramente, é feita uma revisão de literatura, localizando questões da pesquisa (Auto)biográfica e o papel das narrativas na pesquisa em Educação Musical. Diferentemente de um processo mais tradicional as temáticas de pesquisa são trabalhadas a partir de uma reflexão sobre as histórias de vidas dos participantes. Tais reflexões são feitas na relação com fenômenos e repertórios musicais. Espera-se colaborar para os debates sobre ensino de pesquisa nos cursos superiores.
References
ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Pesquisa (auto)biográfica-tempo, memória e narrativa. IN: In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B. A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p.201-224.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.: WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. Tradução de Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BUTLER-KISBER, Lynn; LI, Yi; CLANDININ, D. Jean; MARKUS, Pamela. Narrative as artful curriculum making In: BRESLER, Liora (Org.). International Handbook of Research in Arts Education. Volume 16. Part. 1. U.S.A: Springer, 2007, p.219-233.
CLANDININ, Jean D. Troubling Certainty: Narrative Possibilities for Music Education In: BARRETT, Margaret S. ; STAUFFER, Sandra L. Narrative Inquiry in Music Education: Troubling Certainty. New York: Springer, p. 201-210, 2009.
FISCHER, Beatriz T. Daudt. Foucault e histórias de vida: aproximações e que tais ...In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B. A Aventura (Auto) Biográfica: teoria e empiria Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 267-291.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 63-78.
JOSSO, Marie Christine. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUC, 2010, p. 9-14.
LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: Estudos Focaultianos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p.35-86.
MAYRING, Philipp. Qualitative Content Analysis. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, 1(2), Art. 20, 2000. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0002204>. Acesso em: 11 nov. 2013.
NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 13-30.
OLIVEIRA, Valeska Fortes. Implicar-se... Implicando com professores: tentando fazer sentidos na investigação/formação. In: SOUZA, Elizeu (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p.47-58.
PERES, Lúcia Maria Vaz. Movimentos (auto)formadores por entre a pesquisa e a escrita de si Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 173-179, mai/ago. 2011a. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8702/654>. Acesso em: 31 mar. 2013.
PERES, Lúcia Maria Vaz. Imaginários moventes: das professoras que tivemos à professora que pensamos ser. Educere et Educare – Revista de Educação, Vol. 6 – Nº 11 – 1º Semestre de 2011b, edição eletrônica, p. 1- 11.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível” In: LUCENA, Cecília Toledo; CAMPOS, M. Christina Siqueira de Souza; DEMARTINI, Zélia de Brito Fabri (org). Pesquisa em Ciências Sociais: olhares de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: CERU, 2008, p. 35-77.
ROBERTS, Brian. Biographical research: Principles and Practice in
Survey Research. Buckingham · Philadelphia: Open University Press, 2002.
SILVA, Michelle Cristina Medeiros. “Como você aprendeu a cozinhar?” Reflexões sobre a transmissão intergeracional do conhecimento culinário entre mulheres. In: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 4, São Paulo, 2010. Anais... São Paulo: USP, 2010. 1 CD-ROOM.
SILVA JUNIOR, José Davison. Música, idosos e memórias autobiográficas: interfaces de uma pesquisa em educação musical In: Anais do XXI Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical. Pirenópolis-GO: UNB, 2013.
TORRES, Maria Cecília. Músicas do cotidiano e memórias musicais: Narrativas de si de professoras do Ensino Fundamental. In: SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008, p. 237-258.
TORRES, Maria Cecília. Fragmentos das lembranças musicais de mestrandos e doutorandos em uma disciplina de Pesquisa (auto) biográfica. In: V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica, 2012, Porto Alegre/RS. Pesquisa (auto)biográfica: lugares, trajetos e desafios, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.