VISUALIZAÇÃO DE DADOS: UMA APRECIAÇÃO EVOLUTIVA A PARTIR DE MARCOS HISTÓRICOS

Autores

  • Daniel Kamlot ESPM; FGV/Ebape; PUC-Rio
  • Veranise Jacubowski Correia Dubeux ESPM; PUC-Rio
  • Roberto Alvarez de Sá Filho ESPM

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.911

Palavras-chave:

visualização, dados, evolução

Resumo

Apresenta-se, por meio de pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa e pela perspectiva de análise documental de Bowen (2009), uma consolidação de conhecimentos sobre a visualização de dados, analisando a evolução histórica pela qual ocorreu seu desenvolvimento e fornecendo elementos relevantes à compreensão dos marcos proeminentes no âmbito diacrônico, corresponsáveis por um aprimoramento das ferramentas usadas para expor informações no âmbito educacional. Os marcos identificados como relevantes se apresentam como alicerces teóricos para as técnicas posteriores, merecendo reconhecimento quanto a prover aos estudiosos do tema uma visão venturosa das tendências desse campo de estudo.

Biografia do Autor

Daniel Kamlot, ESPM; FGV/Ebape; PUC-Rio

Professor da ESPM, FGV/Ebape e PUC-Rio

Veranise Jacubowski Correia Dubeux, ESPM; PUC-Rio

Professora da ESPM e PUC-Rio

Roberto Alvarez de Sá Filho, ESPM

Professor da ESPM

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Publicado

18.03.2022

Como Citar

Kamlot, D., Dubeux, V. J. C., & Sá Filho, R. A. de. (2022). VISUALIZAÇÃO DE DADOS: UMA APRECIAÇÃO EVOLUTIVA A PARTIR DE MARCOS HISTÓRICOS. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.911

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