CANOA-BACIA: A FALA-ESCRITA DOS PROCESSOS DE COLETIVO DE ARTISTAS EM SALAS DE BATE-PAPO

Autores

  • Tatiana dos Santos Duarte Universidade Federal de Pelotas / Pesquisadora
  • Thiago Heinemann Rodeghiero Universidade Federal de Pelotas / Pesquisador e Técnico em Edição de Imagens

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/870

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Corpo, Coletivo de Artistas

Resumo

Este ensaio trata de olhar para os procedimentos de um coletivo de artistas para criação, pulsação e sensação dos corpos em meio a uma pandemia e é justificado pela relevância de pensar as trocas e diálogos entre artistas em salas de videoconferência. Desenha-se numa força de falar-escrever para compor uma forma inventiva de produção em arte contemporânea e, para isso, debruçou-se nos conceitos de pensadores e pensadoras pós-estruturalistas para encontrar vetores que colocam os corpos a se transformar. Agenciando com uma oficina ministrada por uma das integrantes do coletivo, criando uma canoa-bacia que enfrenta as resistências das formas normativas, convencionalizadas e retangularizadas, dando lugar à voz do corpo potência de presença.

Biografia do Autor

Tatiana dos Santos Duarte, Universidade Federal de Pelotas / Pesquisadora

Tatiana Duarte é performer que desenterra algo que não foi dito: de um apagamento. Uma aprendiz redescobrindo caminhos e fissuras. Mestra em Artes Visuais (com a pesquisa intitulada "A performance artística a partir das relações com as coisas-memória: ancestralidade, afectos e corpo") pela UFPel, licenciada em Teatro-licenciatura pela mesma. Pesquisa os processos de criação e poéticas do cotidiano, coloca o corpo como suporte. Diz redescobrindo caminhos e fissuras.

Thiago Heinemann Rodeghiero, Universidade Federal de Pelotas / Pesquisador e Técnico em Edição de Imagens

Mestre em Educação pelo Programa
de Pós-Graduação em Educação da FaE-UFPel na linha de Filosofia e História da Educação (2019). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é Editor de Imagens da
Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia (CNPQ) e coordenador do projeto de pesquisa Subjetividade e diferença: agenciamentos artísticos, audiovisuais e filosóficos.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus e outros escritos. Belo Horizonte: Editora Moinhos, 2020.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, São Paulo, vol. 24, nº. 69, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000200002

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: texto e entrevista (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia 2. vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012b.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 2012.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 32-51.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

NBP – Novas Bases para a Personalidade. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra8073/nbp-novas-bases-para-a-personalidade. Acesso em: 26 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. In: PARDO, Ana Lucia. (Org.). A teatralidade do humano. São Paulo: Edições SESC, 2011.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Duarte, T. dos S., & Rodeghiero, T. H. (2021). CANOA-BACIA: A FALA-ESCRITA DOS PROCESSOS DE COLETIVO DE ARTISTAS EM SALAS DE BATE-PAPO. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868/870

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.