ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VOCAL NO CANTO DO CHAMAMÉ

Autores

  • ADRIELLY Oissa Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.774

Palavras-chave:

Canto Popular, Técnica Vocal, Comportamento Vocal

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre as características de comportamento vocal no canto do chamamé, gênero musical característico da região comportada pelo noroeste argentino (províncias de Misiones, Corrientes e Entre Rios), sul do Brasil e Paraguai. Os parâmetros de análise vocal utilizados por Piccolo (2006) e Machado (2012) em seus estudos sobre o canto popular brasileiro, e os escritos de Tatit (2012) sobre a canção popular, fundamentam esta pesquisa. Além de ampliar o conhecimento sobre esse gênero musical, os resultados desse estudo poderão servir como um material de apoio à atividade didática do canto popular na América-Latina.

Biografia do Autor

ADRIELLY Oissa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Especialista em "Educação Aplicada à Performance Musical" pelo Centro Universitário do Sul de Minas, Bacharel em "Música - Canto" pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana e, Mestranda em "Estudos Latino-Americanos" pela mesma universidade. Atua como professora de Canto Popular, Pedagogia Vocal, Canto Coral e Técnica e Interpretação Vocal

Referências

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Oissa, A. (2021). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VOCAL NO CANTO DO CHAMAMÉ. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–15. https://doi.org/10.19179/2319-0868.774