ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VOCAL NO CANTO DO CHAMAMÉ
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.774Palavras-chave:
Canto Popular, Técnica Vocal, Comportamento VocalResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre as características de comportamento vocal no canto do chamamé, gênero musical característico da região comportada pelo noroeste argentino (províncias de Misiones, Corrientes e Entre Rios), sul do Brasil e Paraguai. Os parâmetros de análise vocal utilizados por Piccolo (2006) e Machado (2012) em seus estudos sobre o canto popular brasileiro, e os escritos de Tatit (2012) sobre a canção popular, fundamentam esta pesquisa. Além de ampliar o conhecimento sobre esse gênero musical, os resultados desse estudo poderão servir como um material de apoio à atividade didática do canto popular na América-Latina.
Referências
CERRUTI, Raul Oscar. El Chamame–Danza Del Folklore Guaranítico Argentino. II Simpósio de Música y Danzas Folklóricas y Tradicionales Argentinas. Casquin (Córdoba). Janeiro, 1964. Argentina: Editorial norte Argentino Resistencia (Chaco), 1965.
CHERNAVSKY, Analía. A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM) Vitória. 2015.
HIGA, Evandro Rodrigues. Polca Paraguaia, Guarânia e Chamamé: estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande-MS. Campo Grande: Editora UFMS, 2010.
MACHADO, Regina. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
PICCOLO, Adriana Noronha. O canto popular brasileiro e a sistematização de seu ensino. In: ANPPOM, Décimo Quinto Congresso. 2005. p. 408-414.
PICCOLO, Adriana Noronha. O canto popular brasileiro: uma análise acústica e interpretativa. Diss. phil.(Mestrado em Música)-Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
SANTIAGO, Rute Lopes; NUNES, Thais dos Guimarães Alvim. Processo de construção interpretativa no Canto Popular. In: XI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ABEM. 2018.
TATIT, Luiz. O Cancionista: composições de canções no Brasil. Ed. da Universidade de São Paulo, 2ª ed. 1ª reimp. São Paulo, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.