REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NO DIA 19 DE ABRIL EM CONTEXTO ESCOLAR:
ANÁLISE ICONOGRÁFICA PELA PERSPECTIVA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1544Palavras-chave:
Dia dos Povos Indígenas. Análise Iconográfica. Arte-educação.Resumo
Esse trabalho apresenta análises de um desenho elaborado por um aluno do Ensino Fundamental II em Uberaba-MG relacionado ao Dia dos Povos Indígenas, visando identificar aspectos de colonialidade. Foi utilizado a metodologia qualitativa de Pesquisa-Ação Participante, com referências em Panofsky e Ginzburg. O pesquisador de mestrado em educação, o professor orientador e dois membros do grupo participante, incluindo um Cacique indígena e uma professora de artes, colaboraram. Os resultados apontaram indícios de colonialidade no desenho bem como a necessidade de interação e troca de vivências entre professores e representantes indígenas para uma compreensão mais profunda das representações dos povos indígenas em contexto escolar.
Palavras-chave: Dia dos Povos Indígenas. Análise Iconográfica. Arte-educação.
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