REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NO DIA 19 DE ABRIL EM CONTEXTO ESCOLAR:

ANÁLISE ICONOGRÁFICA PELA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

  • Jairo Alna Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba/MG, Brasil https://orcid.org/0009-0009-1543-5326
  • Cacique Al-Java Instituto Andaiá
  • Marcela Mônica dos Santos Prefeitura Municipal de Uberaba - Secretaria Municipal de Educação https://orcid.org/0009-0002-0020-6693
  • Danilo Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberlândia/MG, Brasil e Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3065-6812

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1544

Palavras-chave:

Dia dos Povos Indígenas. Análise Iconográfica. Arte-educação.

Resumo

 Esse trabalho apresenta análises de um desenho elaborado por um aluno do Ensino Fundamental II em Uberaba-MG relacionado ao Dia dos Povos Indígenas, visando identificar aspectos de colonialidade. Foi utilizado a metodologia qualitativa de Pesquisa-Ação Participante, com referências em Panofsky e Ginzburg. O pesquisador de mestrado em educação, o professor orientador e dois membros do grupo participante, incluindo um Cacique indígena e uma professora de artes, colaboraram. Os resultados apontaram indícios de colonialidade no desenho bem como a necessidade de interação e troca de vivências entre professores e representantes indígenas para uma compreensão mais profunda das representações dos povos indígenas em contexto escolar.

Palavras-chave: Dia dos Povos Indígenas. Análise Iconográfica. Arte-educação.

 

 

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Biografia do Autor

Jairo Alna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba/MG, Brasil

Jairo Adriano Almeida do Nascimento – conhecido também por Jairo Alna - é professor do ensino básico em escolas públicas e ministra aulas de Artes e Valores Humanos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Recentemente concluiu o mestrado em educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM) abordando a temática indígena no território escolar em sua dissertação. Possui graduação nas Licenciaturas em Teatro e Artes Visuais e também especialização - lato sensu - em Valores Humanos (Ensino Religioso). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) vinculado à UFTM. Ama educação, fotografia, desenho, pintura, escrita, viagens e encontrar com as suas amizades. Se reconhece como um homem-cis-gay-artista, além disso é neurodivergente com orgulho do seu TDAH. Busca estudar e compreender cada vez mais os conceitos de decolonialidade e interculturalidade com a convicção que tanto a Arte quanto a Educação, pela perspectiva anti-racista, podem fazer do mundo um lugar de seres humanos com maior respeito às diversidades. 

Cacique Al-Java, Instituto Andaiá

Germano Cunha Graciano Catú-Awá-Arachás, conhecido como Cacique Al-Java, é líder e um dos representantes do povo Catú-Awá-Arachás juntamente com o Pajé Karcará-Uru. Formou-se em Direito pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá e é especializado em Direito Constitucional em PMBOK (Project Management Body of Knowledge) Certificação Base sob gestão de Projetos Profissionais. Atua há mais de 9 anos no desenvolvimento de projetos e implantação de serviços legais e advocatícios. Além disso é responsável técnico pelos projetos de implantação e manutenção e custeio de instituições voltadas as políticas públicas sociais. Atualmente é presidente do Instituto Andaiá, fundado e organizado em 2007 pelos indígenas Catú-Awás-Arachás, visando o desenvolvimento e intercâmbio cultural indígena da região de Araxá-MG.

Marcela Mônica dos Santos, Prefeitura Municipal de Uberaba - Secretaria Municipal de Educação

Marcela Mônica dos Santos é professora de Artes, Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Básico como servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2017). Atualmente Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UFTM, campus Uberaba e discente do curso de especialização em Revisão de Textos em Língua Portuguesa, pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Danilo Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberlândia/MG, Brasil e Universidade de São Paulo - USP, São Paulo/SP, Brasil

Danilo Seithi Kato é Professor Doutor na Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Campus Rio Claro/SP) na linha de pesquisa em Educação Ambiental; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, na linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC) grupo cadastrado no diretório CNPq (1077027025252244) e participa dos grupos Diversa (UFAM), Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) da UEFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

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Publicado

26.03.2025

Como Citar

Almeida do Nascimento, J. A., Cunha Graciano Catú-Awá-Arachás, G., dos Santos, M. M., & Kato, D. S. (2025). REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NO DIA 19 DE ABRIL EM CONTEXTO ESCOLAR: : ANÁLISE ICONOGRÁFICA PELA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Da FUNDARTE, 63(63), e1544. https://doi.org/10.19179/rdf.v63i63.1544