O ENTRELAÇAMENTO DA LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA

CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Rhebeca Oliveira Mendonça Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil
  • Maria Cecilia Silva de Amorim Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO/Brasil https://orcid.org/0000-0003-1313-6823
  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho Universidade Estadual de Goiás - UEG, São Luís de Montes Belos, GO/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1476

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Literatura Infantil. Matemática

Resumo

O presente estudo é um recorte da pesquisa de trabalho de conclusão de curso- TCC de Pedagogia. Tem por objetivo analisar e compreender as possibilidades do entrelaçamento da matemática à literatura infantil. Essa pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico com levantamento de dados e análise de obras literárias pesquisadas, as quais contribuem ou possibilitam o entrelaçamento. Além da pesquisa teórica, foi desenvolvida pesquisa de campo com duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental - fase I, na modalidade presencial em duas instituições, sendo uma pública e a outra particular. Esses momentos foram planejados para a vivência da arte literária e da matemática, sendo estes envolvendo uma obra literária escolhida previamente, a qual, havia sido selecionada pelas especificidades interdisciplinares.  Como resultados, é possível reforçar a importância do conhecimento teórico e a necessidade da constante formação para lidar com as questões de ordem prática, resultantes das proposições, das experiências em prol do ensino e da aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Rhebeca Oliveira Mendonça, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/ UFG).Graduada em Pedagogia (2021/2). Especialista em Gestão Pública na educação profissional e tecnológica (EPT). Pós- Graduada em Educação Infantil e anos iniciais (FAVENI), pós- graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FAI) e licenciada em Pedagogia pela pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui experiência na área de educação, com ênfase em Educação Infantil. Em informática, possui formação em World, PowerPoint, Excel. É Integrante no grupo de pesquisa de formação de professores e interdisciplinaridades- GEFOPI, participa do grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC/UFSCAR . Foi aluna especial na disciplina infância e experiência no programa de pós graduação em Educação- PPGE- UFSCAR em 2022/2. É integrante do grupo de estudos e pesquisas "Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola (UFG).

Maria Cecilia Silva de Amorim, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO/Brasil

Mestra em Artes da cena: teatro, dança e direção de Arte pela UFG, linha de pesquisa estudos transversais, sob a orientação da Professora Drª Valéria Maria Chaves de Figueiredo (2019/2022). Pós-Graduada em Arte de Contar Histórias e suas Interfaces pela Faculdade Conhecimento e Ciência - FCC/ PA (2021/2022). Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2005), especialista em Psicopedagogia (2008) pela mesma universidade, especialista em Arte-educação Intermidiática Digital pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019). Professora na Rede Municipal de Educação de Luziânia-GO desde 2002, atuando na 1ª Escola de tempo Integral Laudimírio de Jesus Tormin (2019...) . Associada da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil (2021/2022) e da Associação Artística Cultural Mãos que tecem Histórias - AACMTH (2021/2022). Membro ativo do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (UEG/CNPq) - desde março de 2017. Integra o Grupo de pesquisa LAPIAC- Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (2020). Atuou no atendimento familiar e educacional no NAD - Núcleo de Avaliação Diagnóstica (2012). Trabalhou como assessora da Divisão de Ensino Fundamental (2013). Atuou como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, na Divisão de Ensino Fundamental (2013 a 2016), também como Orientadora de Estudos do PNAIC - Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (2013-2018). Presidiu a Comissão de pesquisa, estudo e revisão do Plano Municipal de Educação - PME 2014/2024. Em 2017, atuou como professora alfabetizadora na turma de 2º ano do ciclo de alfabetização na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros. Em 2018, coordenou o Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Carlos Alberto Brandão Ferreira. Elaborou e desenvolveu o projeto artístico-pedagógico "Tia Cecilia conta" na biblioteca escolar e ministrou Oficina de Literatura Infantil e Teatro para alunos do Ensino Fundamental I na 1ª Escola de Tempo Integral Laudimirio de Jesus Tormin (2019), professora do 4º ano do Ensino Fundamental (2021) elaborou e desenvolveu o projeto artístico/pedagógico "Leitura colorida, palavras grávidas de mundo (2021) na mesma escola. Experiência em palestras para professores, minicursos, oficinas e cursos em Arte-Educação Intermidiática, mediação de leitura e contação de história.

 

Maria Goretti Quintiliano Carvalho, Universidade Estadual de Goiás - UEG, São Luís de Montes Belos, GO/Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica Goiás (Bolsista Capes-Prosup), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de São Luís de Montes Belos (1998). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus São Luís de Montes Belos, na área de Educação, na linha Didática e Práticas de Ensino; Coordenadora pedagógica do Câmpus; editora da Revista Eletrônica Ícone; coordenadora do grupo de pesquisa Educação, formação docente e linguagem/GPEFDL.

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Oliveira Mendonça, R., Silva de Amorim, M. C., & Quintiliano Carvalho, M. G. (2024). O ENTRELAÇAMENTO DA LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: CAMINHOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1476. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1476

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