AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ON-LINE COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC

Autores

  • Amalhene Baesso Reddig Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7428-8807
  • Ana Maria Cambruzzi Universidade do Extreno Sul Catarinense- UNESC, Criciúma/SC, Brasil
  • Camila Villasuso Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil
  • Bárbara Sonai Mendes Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1449

Palavras-chave:

ensino; infância; mediação; museu; tecnologia.

Resumo

: A escrita reflete sobre ações educativas desenvolvidas pelo Museu da Infância – MI (Criciúma-SC) em tempos da pandemia da COVID-19. Pensar as possibilidades de fazer chegar aos lares e escolas materiais desenvolvidos para o ambiente on-line que pudessem contribuir com a formação educacional de estudantes foi o ponto focal. Compreendendo que estar em isolamento social é diferente de ficar isolado, foram elaborados vídeos, jogos e uma mediação on-line. O artigo caracteriza o processo da pandemia e descreve momentos vividos pela equipe do MI para a elaboração de vídeos e relata a concepção de brincadeiras com interação on-line. Ao final, expõe a experiência de mediação on-line com crianças do 2.º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de seis anos de idade, a partir de dispositivos de tecnologia digital em rede. No todo, o corpo da escrita tece uma compreensão sobre o processo de execução das ações museais, permeadas pelo episódio da pandemia, fundamentada em autores como Barros (2022), Dunker (2020), Marti (2021), Peixoto (2020), Salgado (2016), Souza, Tamini e Santos (2020) e Torrezan (2020).

Biografia do Autor

Amalhene Baesso Reddig, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Licenciada em Pedagogia e em Artes Visuais - Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Professora, Pesquisadora, Extensionista e Gestora Universitária com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos temas: educação, cultura, arte, museus e patrimônio cultural. Coordenadora do Setor Arte e Cultura, do Museu da Infância e do Programa de Extensão: Arte e patrimônio cultural da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação (GRUPEHME); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte (GPA); Produtora, Gestora e Co-Criadora Cultural com experiência em projetos nas Leis de Incentivo à Cultura (Municipal, Estadual e Federal);Voluntária em projetos sociais na cidade de Criciúma/SC. Cidadã Italiana.https://orcid.org/0000-0002-7428-8807

Ana Maria Cambruzzi, Universidade do Extreno Sul Catarinense- UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Doutora em Educação (UFMG), Mestre em Educação (PUC-Rio) e graduada em Pedagogia (Unochapecó). Professora aposentada pela UFSJ. Participante do Grupo de Pesquisa em Arte (GPA) e colaboradora eventual voluntária no Museu da Infância – UNESC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9687874144717898

 

Camila Villasuso, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Acadêmica do Curso de Design de Produto (UNESC) e da Licenciatura em Diseño Industrial (UNDAV). Intercambista argentina pelo programa de dupla titulação UNDAV – UNESC. Estagiária e mediadora do Museu da Infância – UNESC.

ORCID: https://ordid.0009-0007-6029-0854

 

 

Bárbara Sonai Mendes, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma/SC, Brasil

Acadêmica do Curso de Artes Visuais – Bacharelado (UNESC). Estagiária e mediadora do Museu da Infância – UNESC.

ORCID: https://orcid.000-0002-0995-1799

Referências

BARROS, A. L. S. P. Museus de Ciências e Docência: educação museal e relações no contexto da pandemia. 2022. 361 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica). Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.

BORGES, S. Nosso apocalipse zumbi. Serrote: em quarentena, São Paulo, jul. 2020. Edição Especial, p. 89-99.

DUNKER, C. Quais são os impactos psíquicos das aulas online nos alunos e professores. Blog do Dunker, 24 jul. 2020.

MARTI, F. M. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ. 2021. 301 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2021.

PEIXOTO, J. COVID-19 e relação trabalho-saúde dos professores (3). Passa Palavra, 9 out. 2020a. Disponível em: https://passapalavra.info/2020/10/134556/. Acesso em: 4 fev. 2021.

PEIXOTO, J. COVID-19 e relação trabalho-saúde dos professores (2). Passa Palavra, 2 out. 2020b. Disponível em: https://passapalavra.info/2020/10/134474/. Acesso em: 4 out. 2020.

SALGADO, A. A. A. de O. Educadores, formação e processos de mediação: crianças pequenas e arte contemporânea no museu. 2016a. 103 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais). Faculdade de Artes do Paraná – UNESPAR, Curitiba, 2016a.

SALGADO, A. A. A. de O. Formação de educadores de museu: processos de mediação para crianças pequenas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Revista Científica de Artes, n. 1, v. 14, p. 72-90, jan./jun. 2016b. DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2016.14.1.1432

SOUZA, M. S.; TAMANINI, P. A.; SANTOS, J. M. C. T. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4708

TORREZAN, G. A casa como laboratório do aprender. Glac Edições, São Paulo, 5 ago. 2020.

TRZMIELINA, N. Crianças famosas: Portinari. São Paulo: Callis, 1997. 24 p.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Reddig, A. B., Cambruzzi, A. M., Villasuso, C., & Mendes, B. S. (2024). AÇÕES DO MUSEU DA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO ON-LINE COM CRIANÇAS DO COLÉGIO UNESC. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1449. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1449

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.