INVESTIGAÇÕES POÉTICAS DISSIDENTES NA COMUNIDADE AMAZÔNICA DE ANAJÁS: CONSTRUIR POTÊNCIA A PARTIR DE RITOS ANCESTRAIS

Autores

  • Fabio Wosniak Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Macapá, AP/Brasil https://orcid.org/0009-0004-5431-3050
  • Erlom da Silva Santos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, AP/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1442

Palavras-chave:

Fotografia, Arte/Educação, Produção artesanal de farinha

Resumo

O presente artigo aborda uma pesquisa em andamento sobre a produção da farinha de mandioca no município de Anajás/PA. Esta investigação revela a potência das imagens para refletir sobre a importância das práticas ancestrais no contexto da formação inicial docente. A investigação visa transcender a mera observação e registro da produção de farinha, buscando entender como as imagens capturadas durante o processo podem potencializar a experiência educacional. Ao considerar as práticas ancestrais, a pesquisa procura estabelecer conexões entre o fazer tradicional e o impacto na docência e na vida.

Biografia do Autor

Fabio Wosniak, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Macapá, AP/Brasil

Fábio Wosniak é Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UNIFAP. Professor colaborador no ProfArtes - URCA. Diretor da EDITUNIFAP. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais - CNPq/UNIFAP, Coordenador dos Projetos de Extensão Apotheke em dissidência e Encanterias - UNIFAP. E-mail: f.wosniak@unifap.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5881-7414. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Erlom da Silva Santos, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, AP/Brasil

Erlom da Silva Santos é graduando no Curso de Licenciatura em Artes Visuais - UNIFAP. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UNIFAP/CNPq. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais - CNPq/UNIFAP. E-mail: erlom.santos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-5431-3050. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1957201348152826

 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e ou-tros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GONÇALVES. Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. 1ª Ed. São Paulo: Contexto, 2001.

GÓMEZ, P. P. Decolonialidade estética: geopolíticas do sentir, do pensar e do fazer. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92910. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92910. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.92910

GROSFOGUEL, Ramón (comp). El Giro Decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre, 2007.

JIDIELE. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

LOUREIRO, J. de J. P. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.

MARIA e JÚLIA. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun./2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v32n94/0102-6909-rbcsoc-3294022017.pdf. Acesso em 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017

NARBY, Jeremy. A serpente cósmica: o DNA e as origens do saber. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, SP: Mireveja, 2022.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2012.

SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814738

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

SEU JOSÉ. JIDIELE. depoimento [abr. 2022]. Entrevistador: xxxxxx. Pará. Entrevista concedida para produção de TCC, 2022.

WOSNIAK, Fabio. Desaprender, perguntar-se, escutar: rotas para pensar uma arte educação dissidente. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 53–73, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22809. Acesso em: 28 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234615352023053

WOSNIAK, Fabio. DESAPRENDIZAGENS – POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DISSIDENTE. In: Existências: Anais do 31º Encontro Nacional da ANPAP. Anais. Recife(PE) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/31ENANPAP2022/513529-DESAPRENDIZAGENS--POR-UMA-ARTEEDUCACAO-DISSIDENTE. Acesso em: 28/01/2024. DOI: https://doi.org/10.29327/31ENANPAP2022.513529

Downloads

Publicado

19.06.2024

Como Citar

Wosniak, F., & da Silva Santos, E. (2024). INVESTIGAÇÕES POÉTICAS DISSIDENTES NA COMUNIDADE AMAZÔNICA DE ANAJÁS: CONSTRUIR POTÊNCIA A PARTIR DE RITOS ANCESTRAIS. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1442. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1442

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.