A ARTE NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO
UM OLHAR SÓCIO HISTÓRICO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1381Palavras-chave:
Arte;, Formação Humana;, Teoria Histórico Cultural;Resumo
Este texto apresenta-se com o objetivo de destacar a presença e as contribuições da arte na formação humana, entendendo as manifestações artísticas na qualidade de símbolos sociais da existência e representação do ser humano, mobilizando o seguinte questionamento: Qual o papel da arte no desenvolvimento humano? As discussões aqui apresentadas sedimentam-se no aporte teórico da Teoria Histórico e cultural desenvolvida por Vigotski, tendo também como suporte o método crítico dialético. Ao longo do artigo se concebe linhas de raciocínio assumindo as linguagens artísticas enquanto produção social e potencializadora do indivíduo, as quais possibilitam desdobrar-se uma análise para se pensar a relação arte e ser humano.
Referências
AMORIM, Henrique. As teorias do trabalho imaterial: uma reflexão crítica partir de Marx. Caderno CRH, v. 27, n. 70, p. 31-45, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-49792014000100003
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente, Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 3ª edição, 2008.
ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. Pedagogia Histórico - Crítica e Relações Entre Arte e Vida na Educação Escolar. Appris Editora, 2019.
BARROS, M.S.F.; PASCHOAL, J.D.; PADILHA, A. Formação ensino e emancipação humana: desafios da contemporaneidade para educação escolar. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443046.0
DUARTE, Newton. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
FISHER, Ernest. A Necessidade da Arte. Trad. Leandro Konder, 8ª ed., Rio de Janeiro:LCT, 1987.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Editora Paz e Terra, 2016.
LEONTIEV, Alexei Nicolaevich; DUARTE, Manuel Dias. O desenvolvimento do psiquismo. 1978.
LESSA, Sergio. Trabalho imaterial. Estudos de Sociologia, Unesp-Araraquara, 2001.
LUKÁCS, Georg. Arte e Sociedade: escritos estéticos 1923-1967. Organização, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro, Editora UFRJ. 2009.
MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
MARX, Karl. O capital: livro 1, o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, v. 894, 2013.
PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte, Humanização e o ensino da arte. In: Anais do XI Congresso Nacional da Educação Educere, Curitiba- Paraná/PR.2013.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vygotski. São Paulo: Cotez, 2005.
VAISMAN, Ester. VEDDA, Miguel (Org.). Lukács: Estética e Ontologia. São Paulo: Alameda, 2014.
VIANNA, Tiche. DA ARTE À MERCADORIA: a transfiguração do teatro pelo sistema capitalista. USP, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da Arte. Trad. De Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Letícia Ferreira, Marta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.