A ARTE NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO

UM OLHAR SÓCIO HISTÓRICO CULTURAL

Autores

  • Ana Letícia Ferreira Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR/Brasil
  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR/Bras

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1381

Palavras-chave:

Arte;, Formação Humana;, Teoria Histórico Cultural;

Resumo

Este texto apresenta-se com o objetivo de destacar a presença e as contribuições da arte na formação humana, entendendo as manifestações artísticas na qualidade de símbolos sociais da existência e representação do ser humano, mobilizando o seguinte questionamento: Qual o papel da arte no desenvolvimento humano? As discussões aqui apresentadas sedimentam-se no aporte teórico da Teoria Histórico e cultural desenvolvida por Vigotski, tendo também como suporte o método crítico dialético. Ao longo do artigo se concebe linhas de raciocínio assumindo as linguagens artísticas enquanto produção social e potencializadora do indivíduo, as quais possibilitam desdobrar-se uma análise para se pensar a relação arte e ser humano.

Biografia do Autor

Ana Letícia Ferreira, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR/Brasil

Universidade Estadual de Londrina– (UEL), Londrina, Paraná (PR) – Doutoranda pela Universidade Estadual de Londrina; Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina; Bacharel em Artes cênicas; link lattes: http://lattes.cnpq.br/0378043190962725

 

Marta Silene Ferreira Barros , Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR/Bras


Universidade Estadual de Londrina– (UEL), Londrina, Paraná (PR) – Brasil. Professora Associada do Centro de Educação comunicação e Artes (CECA), Departamento de Educação – Area da Educação Infantil e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) na área: Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares e Pós doutorado em Educação pela UNESP- Marília

Referências

AMORIM, Henrique. As teorias do trabalho imaterial: uma reflexão crítica partir de Marx. Caderno CRH, v. 27, n. 70, p. 31-45, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-49792014000100003

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente, Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 3ª edição, 2008.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. Pedagogia Histórico - Crítica e Relações Entre Arte e Vida na Educação Escolar. Appris Editora, 2019.

BARROS, M.S.F.; PASCHOAL, J.D.; PADILHA, A. Formação ensino e emancipação humana: desafios da contemporaneidade para educação escolar. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443046.0

DUARTE, Newton. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios de pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

FISHER, Ernest. A Necessidade da Arte. Trad. Leandro Konder, 8ª ed., Rio de Janeiro:LCT, 1987.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Editora Paz e Terra, 2016.

LEONTIEV, Alexei Nicolaevich; DUARTE, Manuel Dias. O desenvolvimento do psiquismo. 1978.

LESSA, Sergio. Trabalho imaterial. Estudos de Sociologia, Unesp-Araraquara, 2001.

LUKÁCS, Georg. Arte e Sociedade: escritos estéticos 1923-1967. Organização, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro, Editora UFRJ. 2009.

MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MARX, Karl. O capital: livro 1, o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, v. 894, 2013.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte, Humanização e o ensino da arte. In: Anais do XI Congresso Nacional da Educação Educere, Curitiba- Paraná/PR.2013.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vygotski. São Paulo: Cotez, 2005.

VAISMAN, Ester. VEDDA, Miguel (Org.). Lukács: Estética e Ontologia. São Paulo: Alameda, 2014.

VIANNA, Tiche. DA ARTE À MERCADORIA: a transfiguração do teatro pelo sistema capitalista. USP, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da Arte. Trad. De Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

19.06.2024

Como Citar

Ferreira, A. L., & Ferreira Barros , M. S. (2024). A ARTE NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO: UM OLHAR SÓCIO HISTÓRICO CULTURAL. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1381. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1381