CORPO EM PERFORMANCE TRANSDISCIPLINAR
MANIFESTANDO SABERES ANCESTRAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1347Palavras-chave:
Fotografia, Performance, TransdisciplinaridadeResumo
O corpo em performance manifesta saberes ancestrais que podem dialogar holisticamente com todos os campos. Se utiliza a abordagem transdisciplinar, com uma perspectiva que que vai além do visual. A gestualidade do corpo transcreve oralidade, espiritualidade e psique. Observar as expressões, possibilita ao investigador-fotografo interpretar com sua olhada, o sensível incorporado na performance ritual em ambientes sagrados, nos laboratórios artísticos em sala de aula e em espaços públicos. Os processos criativos, caracterizam o corpo em performance, viabilizando experiências sensoriais a partir de elementos da memória ancestral, identidade e linguagem das próprias emoções.
Referências
ARCANJO, Fernanda Gonçalves; SILVA, Edson Pereira. Pangênese, genes, epigênese. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.24, n.3, jul.-set. 2017, p.707-726. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-59702017000300009
BIRIBA, R.B. Corpos negros em tese: performance e insurgências contemporâneas. In: Arte e Transmidiações - Anais do 3º Congresso Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão; III Encontro Regional da ANPAP Nordeste e 8ª Bienal Internacional de Arte Postal. Anais...João Pessoa (PB) 2020. Em:<https://www.even3.com.br/anais/3ciamiufpb2020/262163-corpos-negros-em-tese--performance-e-insurgencias-contemporaneas/>. Acesso em: 12.07.2023
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1997.
DAMÁSIO, A. (2018). A estranha ordem das coisas: As origens biológicas dos sentimentos e da cultura. São Paulo: Editora Schwarcz S.A.
DAWKINS, Richard. El gen egoísta: Las bases biológicas de nuestra conducta. Salvat Editores, S.A., Barcelona, 1993.
DIETERLEN, G. Masks and Mythology Among the Dogon. African Arts 22, 3 (May, 1989): 34-43, 87-88. DOI: https://doi.org/10.2307/3336777
DURÁN, P.H. Ideas de Platón y Arquetipos de Jung. ¿Habitantes de un Mundo Ideal o de un Inconsciente Colectivo? Arquetipos son Forma; Ideas son Contenido. Revista Encuentros. N.3 2011. Págs. 7 - 44
EKMAN, Paul. A Linguagem das Emoções. São Paulo: Editora Leya, 2011.
GALEFFI, D. A. A Tranversalidade da ciência nas suas relações com a vida: questões polilógicas emergentes no campo ético. In: A transdisciplinaridade da ciência nas suas relações com a vida / Organizador Osvaldo Barreto Oliveira Júnior. – Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.7122202081
GUTIERREZ, G. B. Creatividad y democracia. Joseph Beuys y la crítica de la economía política. Anales del instituto de investigaciones estéticas, VOL. XXXV, NÚM. 103, UNAM, México, 2013.
In: http://www.scielo.org.mx/pdf/aiie/v35n103/v35n103a4.pdf
HUMBERT, Elie G. Jung. 2ª ed. São Paulo, SP: Summus Editora, 1985. 149p.
JUNG, C. G. Obras Completas, Tomo 7. España, Trotta, 2007.
JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
JUNG, C. G. Psicologia e alquimia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
KRENAK, Ailton (2019). Ideias Para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAMARCHE-VADEL, B. Joseph Beuys. Madrid: Ediciones Siruela, 1984.
MACHADO, C. E. D. História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente. Em: https://centrodeformacao.acaoeducativa.org.br/cursos/historia-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-africana-e-afrodescendente-2/, 2019.
MALPASSO, A e GALEFFI, D. A. Xirê: Um Olhar Estético. In: Transciclopédia em Difusão do Conhecimento. Salvador: Quarteto Editora, 2020.
MALPASSO, A.; SOARES, C. C. M.; CAMPOS, M. F. H. Corpo cultural – arquétipos performáticos a partir do transe em comunidade afro-baiana. Revista Tabuleiro de Letras (PPGEL, Salvador, online), vol.: 13; n. 2, dezembro de 2019. ISSN: 2176-5782. DOI: https://doi.org/10.35499/tl.v13i2.7424
MEIRA, B. [et al.]. Mosaico arte: ancestralidade, 9º ano: ensino fundamental, anos finais / 2. ed. São Paulo: Scipione, 2018.
NICOLESCU, B. La necesidad de la transdisciplinariedad en la educación superior. Trans-pasando Fronteras, Núm.3, 2013. Cali-Colombia. DOI: https://doi.org/10.18046/retf.i3.1624
NICOLESCU, B. La transdisciplinariedad. Manifiesto. México DF: Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, A.C., 1996.
PAUL, P. Saúde e Transdisciplinaridade: A Importância da Subjetividade nos Cuidados Médicos. São Paulo: Edusp, 2013.
PAUL, P. Os Diferentes Níveis de Realidade entre Ciência e Tradição. São Paulo: CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar, s.d. Em: http://cetrans.com.br/assets/textos/os-diferentes-niveis-de-realidade-entre-ciencia-e-tradicao.pdf
Acesso em: 10.08.2023
PIAGET, J. “Epistemology of Interdisciplinary Relations / L’épistémologie des relations interdisciplinaires”. In: L’interdisciplinarité - Problèmes d’enseignement et de recherche dans les universités. París: OCDE, 1970.
PIZZAIA, D.; ZAROS, L.G.; ROSÁRIO, M. F. Variação e Herança. Natal: Editora da UFRN, 2012.
SCHECHNER, R. O que é Performance? In: O Percevejo.Ano 11, 2003, nº 12, p.25-50.
SMUTS, J. C. Holism and Evolution. London: Macmillan and Co., Limited, 1927.
SOMMERMAN, A. A Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade como Novas Formas de Conhecimento para a Articulação de Saberes no Contexto da Ciência e do Conhecimento em Geral: Contribuição para os campos da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. Volume I. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, Laboratório Nacional de Computação Científica, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia, FIEB/SENAI/CIMATEC, sediado na Faculdade de Educação (FACED) da UFBA e co-promovido pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IAC) da UFBA, 2012.
SOMMERMAN, A. Formação e transdisciplinaridade: Uma pesquisa sobre as emergências formativas do CETRANS. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre, em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d’Université na Université François Rabelais de Tours, 2003.
THORP, J. (2019). La cama de Platón Esencia y arquetipo en la Teoría de las Formas. Nuevo Itinerario, 14 (1), 283-303. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/333330105 DOI: https://doi.org/10.30972/nvt.0143716
VAN GENNEP, A. Los Ritos de Paso. Alianza Editorial, S.A., Madrid, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandro Malpasso
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.