ENTRE QUEDAS E SALTOS E MOVIMENTOS PERFORMATIVOS: FAZER DO MÉTODO, UMA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1341

Palavras-chave:

Método, Criação, Arte. Educação. Performance., Modo perfomativo

Resumo

O objetivo deste estudo é problematizar uma ideia de método no campo educacional, tomada como um modelo prescritivo para garantir a finalidade de um processo educativo. Para tal fim, coloca em jogo dois arquivos estéticos: os documentários Gaga - o amor pela dança e Fall After Newton, com vistas a discutir o caráter agonístico de qualquer método, por meio da exploração da dimensão contingencial, e portanto performativa, da criação. O trabalho aciona um deslocamento estratégico da ideia de método para a de procedimento, a partir da articulação dos campos da arte; da filosofia de Gilles Deleuxe e Félix Guattari e dos estudos da performance, e aponta para a indiscernibilidade entre método e prática. 

Biografia do Autor

Bruna Danesi Magalhães, Faculdade de Educaçao da USP - FAUSP, São Paulo/SP, Brasil

Graduação em Pedagogia (Faculdade de Educação) Education

Cintya Regina Ribeiro, Faculdade de Educação da USP - FEUSP, São Paulo/SP, Brasil

Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da USP, doutora e mestre em educação pela mesma instituição e pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Presidenta da Comissão de Pesquisa e Inovação da FEUSP. Co-lider do grupo de pesquisa do CNPq – Investigações educacionais com Foucault e Deleuze.

Referências

BOM-TEMPO, Juliana Soares. Arte da Performance: educação e experimentação do cotidiano. Paralaxe, São Paulo, v.1, no.1, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? São Paulo: Supernova Editora, 2013.

_____ (Org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Oikos Editora, 2020.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

_____. O frio e o quente. In: _____. A ilha deserta e outros textos. Org. David Lapoujade. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.

_____. O que é o ato de criação? In: ______. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Org. David Lapoujade. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo, Editora 34, 1991.

_____. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia vol. 1. São Paulo, Editora 34, 2000.

_____. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia vol. 4. São Paulo, Editora 34, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131998000200008

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. O atual e o virtual. In: Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FABIÃO, Eleonora. Definir performance é um falso problema. [Entrevista concedida a] Fábio Freire. Diário do Nordeste, p.1-4, julho, 2009.

GAGA: O AMOR PELA DANÇA. Tomer Heymman. Israel, Suécia, Alemanha, Holanda: Barak Heymman, Vitrine Filmes. 1h43min, 2017.

LEPECKI, André. Singularities dance in the age of performance. Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315694948

MOTA, Thiago. O trágico e o ágon em Nietzsche. Revista Trágica: estudos sobre Nietzsche – 2º semestre de 2008 – Vol.1 – nº2 – pp.79-92. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/24136/13379 >

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Abingdon:Routledge, 2002.

Schechner, R., Icle, G., & Pereira, M. de A. (2010). O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação &Amp; Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502

RIBEIRO, Cintya Regina. Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2218509, p. 1-16, 2022. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa > DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18509.024

RIBEIRO, Cintya Regina; VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. A arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional. Educação: Santa Maria, v. 46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao DOI: https://doi.org/10.5902/1984644444292

ZORDAN, Paola. Arte com Nietzsche e Deleuze. Educação e Realidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 30(2):261 - 272, jul/dez 2005

_____. Criação na perspectiva da diferença. LAV: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria, n. 5, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2135 > DOI: https://doi.org/10.5902/198373482135

Downloads

Publicado

19.06.2024

Como Citar

Danesi Magalhães, B., & Regina Ribeiro, C. (2024). ENTRE QUEDAS E SALTOS E MOVIMENTOS PERFORMATIVOS: FAZER DO MÉTODO, UMA PRÁTICA. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1341. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1341

Artigos Semelhantes

<< < 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.