EDUCAÇÃO MUSICAL NA INFÂNCIA

UMA INVESTIGAÇÃO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL

Autores

  • Graziela da Rosa Silva Felicio Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro, RS/Brasil
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-7204-7292

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1252

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação musical, grupos de pesquisa, pesquisa na internet

Resumo

Os recursos ofertados pelo sistema de Internet mostram-se cada vez mais popularizados em todas as áreas da sociedade. Este artigo teve como objetivo investigar quais são os grupos de pesquisa que estudam ou que tem como temática a educação musical na infância e descrever o processo realizado nesta revisão literária. Trata-se de um estudo bibliográfico cuja fonte de dados foi a base de dados dos Diretórios dos grupos de pesquisa no Brasil, usando-se expressões de pesquisa pertinentes às áreas enfocadas. Da referida busca, 13 grupos foram encontrados. O desenho metodológico constitui-se por abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica, sendo os dados coletados por meio da pesquisa via Internet, e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados sinalizaram que a coleta on-line gerada nos Diretórios dos Grupos de Pesquisa no Brasil tem sua importância como recurso auxiliar no sistema de informação que poderá contribuir para uma revisão literária bem como contribuir a Educação Musical nos contextos educacionais.

 

Biografia do Autor

Graziela da Rosa Silva Felicio, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Montenegro, RS/Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED-MP/UERGS. Possui graduação em Letras, pela Faculdade Cenecista de Osório, e Pós-graduação em Língua Inglesa, pela Universidade La Salle, em Canoas. É integrante da equipe organizadora dos seguintes projetos: ?Colóquios do Grupem: o bebê e a música? que tem como objetivo realizar discussões e reflexões a respeito da Educação Musical; do projeto ?Vivências Musicais para Bebês e Famílias!? que é uma das ações do projeto ?Educação Musical: Música, Educação e Entrelaçamentos? o qual oportuniza vivências musicais para bebês e suas famílias. Compõe a equipe coordenadora do programa ?Grupem Cast?, o programa de Podcast da Uergs que visa favorecer a difusão de estudos acerca da Educação Musical. É editora-chefe do Informativo digital do Grupem. Atualmente é Professora de Língua Inglesa na EMEF Manoel Medeiros Fernandes de Capão da Canoa, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Integra o Grupo de Pesquisa ?Educação Musical: diferentes tempos e espaços.? (CNPq/PPGED/Uergs). Projeto de pesquisa de mestrado: Título Provisório EDUCAÇÃO MUSICAL EM CAPÃO DA CANOA/RS: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E-mail: graziela-felicio@uergs.edu.br

Cristina Rolim Wolffenbüttel , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro, RS/Brasil

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Licenciada em Música. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade em Montenegro. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Litoral Norte. Coordenadora da Linha 2 – Artes em Contextos Educacionais, do PPGED-MP/Uergs, Litoral Norte. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Referências

ASSEN, M. C.; XAVIER SILVA, A. R.; LEAL DA HORA, D. OS GRUPOS DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL DA REGIÃO NORTE: mapeamento e breves reflexões. Revista Exitus (Online), 12, n. 1, p. e022015, 2022. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1756

BATISTA, A. P.; FARIAS, G. B. D. Grupos de pesquisa em Ciência da Informação da região nordeste do Brasil: análise da produção, temáticas e disseminação da comunicação científica. Informação & informação, 25, n. 2, p. 124, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n2p124

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvarez; Sara B. dos Santos; Telmo M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1999.

BRASIL. Lei n.º 11.769, de 18 de Agosto de 2008, que Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

CARNEIRO, S. J., LOURENÇO, R. (2003) “Pós-Graduação e Pesquisa na Universidade”. In:Viotti, E. B., Macedo, M.(orgs.). Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Campinas: Unicamp, cap. 4, p. 169-227.

CESAR, L. C. Grupos de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG: uma análise bibliométrica entre os anos 2000-2016. Biblos (Rio Grande), 33, n. 1, p. 126-153, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8685

CRUZ, M. M. D.; OLIVEIRA, S. R. D. A.; CAMPOS, R. O. Grupos de pesquisa de avaliação em saúde no Brasil: um panorama das redes colaborativas. Saúde em Debate, 43, n. 122, p. 657-667, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912201

CRUZ, W. M. D.; SANTOS, M. G. D.; D’OLIVEIRA, A.; CARDOSO, P. M. et al. pesquisa sobre o futebol no Brasil: análise dos grupos de pesquisa e da produção científica recente. Movimento (Porto Alegre, Brazil), 28, p. e28057, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121749

DA SILVA, E. L.; LILIANE VIEIRA, P. O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Liinc em revista, 10, n. 2, 2014a.

DA SILVA, E. L.; LILIANE VIEIRA, P. O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Liinc em revista, 10, n. 2, 2014b. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.727

DE OLIVEIRA, J. R.; MELLO, L. C.; DIAS RIGOLIN, C. C. Participação feminina na pesquisa sobre tecnologia da informação no Brasil: grupos de pesquisa e produção científica de teses e dissertações. Cadernos PAGU, n. 58, p. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449202000580004

DOMINSKI, F. H.; SILVA, R. B.; VILARINO, G. T.; AMORIM, L. M. S. et al. Pesquisa em treinamento de força no Brasil: análise dos grupos e produção científica. Revista brasileira de ciências do esporte, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.02.002

ELIEZER MENDES, L.; DEISIRÉ AMARAL, L. Características dos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq). Biblos (Rio Grande), 30, n. 1, p. 81-103, 2016.

ELVIRA CRISTINA MARTINS, T.; BRUNA APARECIDA ALVES, A. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS GRUPOS DE PESQUISA. Trabalho & educação, 29, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-12057

FERRAZ, R. R. N.; BARNABÉ, A. S.; QUONIAM, L.; SANTOS, A. M. D. et al. Aspectos históricos da criação dos grupos de pesquisa em dengue no Brasil com a utilização da ferramenta computacional ScriptGP. Ciência & saude coletiva, 23, n. 3, p. 837-848, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.00862016

GIAN MARCO DE, O.; REGINA FINCK, S. Desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Projeto Musicalização Infantil de Blumenau SC. OuvirOUver, 14, n. 2, p. 452-465, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-14

HATJE, L. F.; PEREIRA, L. T.; DA SILVA, M. V. T. ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NA PLATAFORMA LATTES DO CNPq COM PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA COM A TRANSGENERIDADE. Diversidade e Educação, 7, n. 1, p. 92-120, 2019a.

HATJE, L. F.; PEREIRA, L. T.; DA SILVA, M. V. T. ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NA PLATAFORMA LATTES DO CNPq COM PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA COM A TRANSGENERIDADE. Diversidade e Educação, 7, n. 1, p. 92-120, 2019b. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9037

HAYASHI, C. R. M.; FERREIRA JUNIOR, A. O campo da história da educação no Brasil: um estudo baseado nos grupos de pesquisa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 15, n. 3, p. 167-184, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000300009

HERYKA C., N.; IRANIR ANDRADE DOS, S.; IVAN ANDRADE DOS, S.; ÂNGELA CARVALHO BATISTA DE, J. et al. A contribuição da música no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil nas escolas públicas municipais de Macapá. PRACS : revista eletrônica de humanidades do Curso de Ciências Sociais da Unifap, 3, n. 3, p. 205-206, 2010.

TAVARES, J.P., D. O campo do conhecimento em políticas públicas no Brasil: um mapeamento do ensino e da pesquisa. Revista espaço acadêmico, 16, n. 186, p. 141-154, 2016.

MAINARDES, J.; CASAGRANDE, R. D. C. Educação Especial: análise do perfil de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Revista Educação Especial, 35, p. 1-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X70831

MARIA S. M., A.; BOCHNER, R.; M. F. F., D. Nanotecnologia em Ciências da Saúde no Brasil: um olhar informétrico com base nos grupos de pesquisa. Liinc em revista, 9, n. 1, 2013.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Revista Atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PEPE, V. L. E.; NORONHA, A. B. M. D.; FIGUEIREDO, T. A.; SOUZA, A. D. A. L. D. et al. A produção científica e grupos de pesquisa sobre vigilância sanitária no CNPq. Ciência & saude coletiva, 15, n. suppl 3, p. 3341-3350, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000900009

PIMENTA, R. M. Relatórios de produção científica de pesquisadores e estudantes de grupos de pesquisa em Humanidades Digitais. Zenodo.

Plataforma Lattes. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

RAMOS, R. R.; MACHADO, C. J. S. UMA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ: A DENGUE NO BRASIL. Hygeia (Uberlândia), 10, n. 18, p. 58-70, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia1023174

RAPINI, M. S. O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e a interação universidade-empresa no Brasil: uma proposta metodológica de investigação. Revista de economia contemporânea, 11, n. 1, p. 99-117, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-98482007000100004

RAPINI, M. S.; RIGHI, H. M. O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e a Interação Universidade-Empresa no Brasil em 2004. Revista brasileira de inovação, 5, n. 1, p. 131-156, 2006. DOI: https://doi.org/10.20396/rbi.v5i1.8648926

ROCHA, A. M.; FERNANDES, F. M.; SILVA, M. S.; SOARES, P. M. et al. Pesquisas acadêmicas sobre biodiesel no Brasil: uma análise dos grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Revista Tecnologia e Sociedade, 10, n. 20, 2014. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v10n20.2644

RODRIGO EDUARDO, B.-F. Observação e experimentação tecnológica no contexto dos grupos de pesquisa da área de informação e comunicação da Região Sul. Ciência da informação, 48, n. 2, 2019.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, ano. I, n.I, jul. 2009. 15 p.

SCHUMANN, S. C.; PINHEIRO, D. K. Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Monografias ambientais, 4, n. 4, p. 607-615, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/223613083913

SILVA, I. D. O. E.; LUZ, I. R. D.; FARIA FILHO, L. M. D. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação, 15, n. 43, p. 84-97, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100006

VILLELA, T. D. C.; DE ALMEIDA, C. C. R. Relações Universidade-empresa no Estado de Mato Grosso no Período 2002-2008: um estudo comparativo a partir do diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. RAI - Revista de administração e inovação, 9, n. 2, p. 223-252, 2012.

Downloads

Publicado

25.03.2024

Como Citar

da Rosa Silva Felicio, G., & Rolim Wolffenbüttel , C. (2024). EDUCAÇÃO MUSICAL NA INFÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1252. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1252

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.