A MÚSICA NA REVISTA DA FUNDARTE

CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCATIVO-MUSICAL

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1237

Palavras-chave:

Música; Educação Musical; Pesquisa Estado da Arte.

Resumo

O estudo apresenta o “estado da arte” na Revista da FUNDARTE, em se tratando da linguagem em Arte-Música, e suas possíveis articulações ao campo educativo-musical. O referencial teórico consiste nos pressupostos de Kraemer (2000) sobre os usos e funções do conhecimento pedagógico-musical. A metodologia utilizada inclui as abordagens Quali-quantitativa, e a Análise de Discurso, enquanto método. Para a análise dos dados, a Análise de Conteúdo. A diversidade das temáticas em Música publicadas nos 87 textos selecionados na Revista da FUNDARTE possibilitou a compreensão da importância da articulação dos conhecimentos gerais em Música às perspectivas educativo-musicais, em prol de uma reflexão abrangente ao campo da Educação Musical contemporânea.

 

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo; Bacharel em Música - Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música - Departamento do Theatro Municipal de São Paulo; e em Teclado, pelo Conservatório Musical In'Concert. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, UERGS

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Especialista em Filosofia. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade em Montenegro. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Litoral Norte. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música (aposentada) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Da produção científica, destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores, e no Dicionário de Educação Musical, de José Nunes Fernandes. E-mail: cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br

 

Referências

ALMEIDA, Bruno Felix da Costa; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Leitura de partituras musicais: uma pesquisa-ação sobre os processos de ensino e aprendizagem. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/321/422. Acesso em: 03 dez. 2018.

AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do. O tecnobrega de Belém do Pará, “Entre Tapas e Beijos”. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 5, n. 9, jan./jul. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/19/39. Acesso em: 03 dez. 2018.

ANDERS, Fernanda. Minha trajetória como docente em música no ensino básico: desafios e conquistas. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 27, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/51/136. Acesso em: 03 dez. 2018.

ANTUNES, Bruno André; FERNANDEZ, Cristina Cabral; HAAS, Eliana; CLAUDIO, Felipe Pereira; GULARTE, José Luiz, JUNIOR, Sinval; TORRES, Maria Cecília Rodrigues. Observações, planejamentos e práticas musicais de um grupo de bolsistas PIBID-Música: entre reflexões e ações na Escola. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 29, jan./jun. 2015. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/310/407. Acesso em: 03 dez. 2018.

AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, abr., 2017. Disponível em: http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/421/414 Acesso em: 13 dez. 2018.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Um estudo com alunos de licenciatura sobre critérios para a avaliação em música. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 5, n. 10, jul./dez. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/22/42. Acesso em: 03 dez. 2018.

BACKES, Lúcia Jacinta da Silva; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; ACCORSI, Ana Maria Bueno. Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político-pedagógico. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/331/446. Acesso em: 03 dez. 2018.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BELLO, Márcia Pessoa Dal. A formação do músico: uma reflexão sobre a docência. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 5, n. 10, jul./dez. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/22/42. Acesso em: 03 dez. 2018.

BELLO, Márcia Pessoa Dal. O bacharel professor de música. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer. http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/329/453. Acesso em: 03 dez. 2018.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; SPANAVELLO, Caroline Silveira; CUNHA, Eliane da Costa; PIMENTA, Helena Marques. Pensar em realizar em Educação Musical: desafios do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

BENINCÁ, Maria. A formação do tecladista de instrumentos eletrônicos: considerações de pesquisa e reflexões. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 33, jan./jul. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/441/547. Acesso em: 03 dez. 2018.

BIRNFELD, Alexandre. Música e tecnologia na UERGS. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 10, n. 19, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/7/7. Acesso em: 03 dez. 2018.

BORNE, Leonardo da Silveira. Consideraciones sobre y para la evaluacíon docente en música. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 34, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/451/585. Acesso em: 03 dez. 2018.

BORNE, Leonardo da Silveira; MUCIÑO-GUERRA, Helena. Actividad y experiencia en educación especial: un estudio en el contexto de México. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/330/456. Acesso em: 03 dez. 2018.

BOZZETTO, Adriana. Por um repertório musical tão plural quanto seus intérpretes. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 1, n. 1, jan./jun. 2001. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/10. Acesso em: 03 dez. 2018.

CARMO, Ana Claudia Paula do; DUARTE, Rosangela. Respeitando as especificidades infantis a partir de práticas pedagógicas que valorizem o ser criança, o brincar, o musicalizar. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 11, n. 22, jul./dez. 2011. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/5/5. Acesso em: 03 dez. 2018.

CAUSSE, Maria Sol. El estilo compositivo de Yann Tiersen: acercamientos y diferencias con la corriente minimalista. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 33, jan./jul. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/449/559. Acesso em: 03 dez. 2018.

CERESER, Cristina Mie Ito. A opinião dos licenciandos em música sobre sua formação. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

CORREA, Marcio Guedes. A polifonia tonal na cifra alfanumérica da música popular: uma proposta analítica fundamentada em três estudos de caso. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 32, jul./dez. 2016. Disponível em: http://seer. http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/329/453. Acesso em: 03 dez. 2018.

DEL BEN, Luciana. Situação dos cursos superiores de música no Rio Grande do Sul: relato de uma experiência. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

DUARTE, Rosangela; BEYER, Esther. A construção do fazer musical do professor de educação infantil. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 7, n. 13 e 14, jan./dez. 2007. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/21/41. Acesso em: 03 dez. 2018.

DUTRA, Pâmela Göthel; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; ACCORSI, Ana Maria Bueno. Estudo sobre a participação de estudantes em um grupo instrumental. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 32, jul./dez. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/429/535. Acesso em: 03 dez. 2018.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, ago., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf Acesso em: 14 dez. 2018.

FIALHO, Vania Malagutti. Grupos de Rap: seus ensaios e apresentações musicais. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

FISCHER, Catarina Justus. Interdisciplinaridade e a música: reflexões e possibilidades. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 28, jul./dez. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/149/249. Acesso em: 03 dez. 2018.

FISCHER, Catarina Justus. Percepção musical e vocal: problemas e reflexões. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 34, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/460/575. Acesso em: 03 dez. 2018.

FLACH, Gisele Andrea. Piano em grupo: arranjos elaborados a partir de alternativas pedagógico-musicais. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 27, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/49/146. Acesso em: 03 dez. 2018.

GARIGLIO, Federico. El primer uníssono. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 11, n. 22, jul./dez. 2011. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/5/5. Acesso em: 03 dez. 2018.

GASQUES, Silvana de Oliveira; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz. A música como conteúdo obrigatório na educação básica: da lei à realidade escolar [de Uberlândia – MG]. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 13, n. 25, jan./jun. 2013. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/11/12. Acesso em: 03 dez. 2018.

GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

HERENCIO, Diego Luís Faleiro; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Aprendizado musical: dom, talento ou hereditariedade? Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 34, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/463/581. Acesso em: 03 dez. 2018.

HERENCIO, Diego. Conjunto Farroupilha: análise histórica e investigação de suas influências para a música do Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 33, jan./jul. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/439/550. Acesso em: 03 dez. 2018.

HUMMES, Júlia Maria. A improvisação musical como possibilidade de construção de concepções de tempo e espaço em música. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/338/451. Acesso em: 03 dez. 2018.

HUMMES, Júlia Maria. Possibilidades para a música na escola: revisitando as categorias de Allan Merriam. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 13, n. 26, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/15/16. Acesso em: 03 dez. 2018.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. A estruturação rítmica musical. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Invenções musicais em grupo. Uma questão de liberdade de criação, desafio coletivo e cooperação. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 7, n. 13 e 14, jan./dez. 2007. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/21/41. Acesso em: 03 dez. 2018.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem; HERZOG, Alexandre. Musicalização em projetos sociais no vale do Paranhana, Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 13, n. 26, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/21/21. Acesso em: 03 dez. 2018.

KEENAN JÚNIOR, Daltro; KREMER, Morgana. A inserção de estudantes com deficiência visual em cursos de licenciatura em música: um estudo de caso na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 18, n. 35, jan./jun. 2018. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/470/603. Acesso em: 03 dez. 2018.

KOCH, Traugott (Apr 1996). "Internet search services". (Translation of a paper given at: "Further on the way to the virtual library! Libraries are using the Internet". Erste INETBIB-Tagung in der UB Dortmund, March 11, 1996.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000. Disponível em: seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9378. Acesso em: 09 jan. 2019.

KREUTZ, Thiago de Campos. A aplicação dos métodos de crítica literária de Imbert (1987) como ferramenta de análise musical: uma proposta de análise da Passacalha para Fred Schneiter de Edino Krieger. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 27, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/53/138. Acesso em: 03 dez. 2018.

KUHLMANN, Uirá. Música para tubos voadores: uma experiência com “Libertango” de Astor Piazzolla. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 28, jul./dez. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/154/243. Acesso em: 03 dez. 2018.

LOURO, Ana Lúcia. Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, jan./jun. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/323/428. Acesso em: 03 dez. 2018.

LUCAS, Maria Elizabeth; ARROYO, Margarete; STEIN, Marília; PRASS, Luciana. Entre congueiros e sambistas: etnopedagogias musicais em contextos populares de tradição afro-brasileira. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

MAFFIOLETTI, Leda de A. Produção musical: o outro lado da diversidade. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 2, n. 4, jul./dez. 2002. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/12. Acesso em: 03 dez. 2018.

MARTINEZ, Edgar Hugo. Metástasi de Xenakis: uma triangulación entre matemáticas, geometría y serialismo. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/317/426. Acesso em: 03 dez. 2018.

MARTINEZ, José Luiz. Sangita: música, dança, teatro e poesia na Índia clássica. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 4, n. 7, jan./jun. 2004a. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/16/36. Acesso em: 03 dez. 2018.

MARTINEZ, José Luiz. A rede interdisciplinar de semiótica da música: pesquisa e criação. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 4, n. 7, jan./jun. 2004b. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/16/36. Acesso em: 03 dez. 2018.

MARTINEZ, José Luiz. Música, semiótica e multimidialidade. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 4, n. 7, jan./jun. 2004c. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/16/36. Acesso em: 03 dez. 2018.

MATTOS, Fernando Lewis. Pluralia Tantum: reflexões sobre a música contemporânea. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 32, jul./dez. 2016. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/429/535. Acesso em: 03 dez. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MIRANDA, Simone da; BORGES, Maria Helena Jayme. A profissão de músico diante da diversidade nas possiblidades de atuação. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 27, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/56/141. Acesso em: 03 dez. 2018.

MORAES, Patrick Aozani; RHODEN, Sandra. A educação musical e o ballet clássico. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 34, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/482/593. Acesso em: 03 dez. 2018.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, Porto Alegre: 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf Acesso em: 1 dez. 2018.

OLIVEIRA, Flávio. Música e universidade. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 1, n. 2, jul./dez. 2001. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/11. Acesso em: 03 dez. 2018.

OLIVEIRA, Tiago. O ensino particular de música e o tempo de lazer: um estudo de caso na perspectiva de três alunos adolescentes. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/318/427. Acesso em: 03 dez. 2018.

PACHECO, Eduardo Guedes. Arte, diferença e educação – um manifesto sobre formação de professores de arte. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, jul./dez. 2015. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/323/428. Acesso em: 03 dez. 2018.

PEREIRA, Júlio Cesar Pires; NASCIMENTO, Flávia Marchi. O acordeom na educação musical: perspectivas para uma formação inicial no ensino superior. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 13, n. 26, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/19/24. Acesso em: 03 dez. 2018.

PIRES, Nair; DALBEN, Angela Imaculada Loureiro de Freitas. Música nas escolas de educação básica: o estado da arte na produção da revista da Abem (1992-2011). Revista da ABEM. Londrina, v. 21, n. 30, jan./jun., 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/85/70 Acesso em: 13 dez. 2018.

PRASS, Luciana. Etnografias sobre etnopedagogias musicais. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 5, n. 9, jan./jul. 2005. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/19/39. Acesso em: 03 dez. 2018.

RAMBO, Zuleica Regina; ALMEIDA, Bruno Felix da Costa Almeida; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Educação musical na infância: uma investigação sobre sua importância. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 19, n. 36, jul./dez. 2018. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/495/741. Acesso em: 03 dez. 2018.

RASSLAN, Simone Nogueira; MAFFIOLETTI, Leda Albuquerque. A musicalidade na formação do ator: a produção de alguns pesquisadores brasileiros da última década. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 13, n. 26, jul./dez. 2013. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/13/14. Acesso em: 03 dez. 2018.

RECK, André Müller. Identidades musicais na cultura gospel. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 14, n. 27, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/34/143. Acesso em: 03 dez. 2018.

REGGIORI, Márcio Bittencourt. Estágio supervisionado no hospital: um novo panorama de atuação e uma nova realidade na rotina das instituições de saúde. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 17, n. 34, ago./dez. 2017. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/469/590. Acesso em: 03 dez. 2018.

REIS, Jonas Tarcísio. A formação do educador musical no mundo hodierno: pensamentos necessários perspectivados na realidade brasileira. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 10, n. 20, jul./dez. 2010. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/6/6. Acesso em: 03 dez. 2018.

RHODEN, Sandra. Notação musical: inquietações da prática docente. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 12, n. 23, jan./jun. 2012. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/4/4. Acesso em: 03 dez. 2018.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte’ em educação. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, set./dez., 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872 Acesso em: 14 dez. 2018.

SABEDOT, Rodrigo. Escolas de música: uma revisão de literatura. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 19, n. 36, jul./dez. 2018. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/491/740. Acesso em: 03 dez. 2018.

SACRAMENTO, Cristiane Duarte. Educação musical no ensino fundamental: uma visão compartilhada. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 8, n. 15, jan./jun. 2008. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/20/40. Acesso em: 03 dez. 2018.

SALA, Helenea Dóris; LOURO, Ana Lúcia. Recitais didáticos: das memórias musicais e sonoridades midiáticas à ampliação da escuta musical. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 12, n. 24, jul./dez. 2012. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/35/58. Acesso em: 03 dez. 2018.

SANTOS, Luiz Fernando Cardozo dos; BOZZETTO, Adriana. Trilha sonora dos jogos eletrônicos: uma análise da série Final Fantasy. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 10, n. 19, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/viewIssue/7/7. Acesso em: 03 dez. 2018.

SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos. Aspectos da prática reflexiva de solfejo na proposta de Davidson e Scripp. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 3, n. 5, jan./jun. 2003. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/view/13. Acesso em: 03 dez. 2018.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Almeida, B. F. da C., & Rolim Wolffenbüttel, C. (2023). A MÚSICA NA REVISTA DA FUNDARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO EDUCATIVO-MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1237

Artigos Semelhantes

<< < 46 47 48 49 50 51 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>