n. 02-03 (1): Edição Especial - Aulas Inaugurais Curso de Pedagogia da Arte Convênio FUNDARTE/UERGS

					Visualizar n. 02-03 (1): Edição Especial - Aulas Inaugurais Curso de Pedagogia da Arte Convênio FUNDARTE/UERGS

Editorial

É com grande orgulho que a FUNDARTE apresenta esta edição especial da REVISTA DA FUNDARTE, reunindo os números 2 e 3.

Os textos contidos aqui apresentam basicamente as aulas inaugurais do Curso de Pedagogia da Arte que consistiram em palestras proferidas por professores convidados pela FUNDARTE, cada um representando uma das quatro áreas das qualificações do curso: música, teatro, dança e artes visuais.

Participação, verdade, função social, paixão, poder são alguns conveitos que aprecem nos textos apresentados como aulas inaugurais.

Esta edição especial abre com o texto A Universidade dos Gaúchos, do professor Jose Clovis de Azevedo, Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, onde apresenta as bases e pressupostas da construção da Universidade. O magnífico Reitor discorre sobre a tarefa de produzir conhecimento e o envolvimento social a que a UERGS se propõe.

A palavra da FUNDARTE está apresentada em texto assinado por mim, que registra minha fala na aula inaugural do dia 09 de abril. Conhecimento e beleza está redigido sobre a égide da imagem de Shiva-Nataraja, deus da cultura hindu, metáfora do trabalho artístico. Com ele defendo a importância da arte e sua inserção no meio acadêmico.

A primeira aula inaugural é da área de teatro. Verdade ou Mentira? foi proferida pela professora Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Neste trabalho, a professora Malu Pupo trata a questão do fenômeno teatral a partir da idéia de materialidade e ficção e defende o jogo como inserção entre a verdade e a mentira do universo ficcional criado pelo teatro.

A aula de dança foi proferida pela professora Dra. Isabel Marques e se chama Do peso de Viver à leveza de criar: função social do ensino de dança hoje. A partir da idéia de leveza em Calvino, ela discorre sobre o cotidiano da dança e as possibilidades de enfrentamento com as questões sociais.

A professora Dra. Analice Dutra Pillar proferiu a aula inaugural da área de Artes Visuais. Em A Universidade, a Arte e as Paixões, Analice trata das questões da leitura da obra de arte, discorrendo sobre a História da Arte na Universidade e as contribuições contemporâneas da Semiótica Visual, para pensar a Arte na formação humana.

Por fim, a aula de música: Música e Universidade, do compositor Flávio Oliveira, onde se pode ler sobre a formação do músico, mercado de trabalho e o compromisso social a partir de três experimentos de apreciação.

Os textos aqui reunidos representam o primeiro de um longo trajeto de construção de conhecimento em arte na Universidade. Que a qualidade apresentada aqui possa germinar e dar conta a alunos e professores do difícil caminho a ser trilhado na formação de nossos artistas0-professores. Boa leitura.

Gilberto Icle
Coordenador da edição

Edição completa