O JOGO/LÚDICO, O ERRO E A DANÇA: ENSINANDO E APRENDENDO COM A RUEDA DE CASINO

Autores

  • Dr. Bruno Blois Nunes Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-2462-9562
  • Dr. Gustavo Angelo Dias Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1215

Palavras-chave:

Lúdico, Erro, Dança de Salão, Jogo, Rueda de Casino

Resumo

Nesta investigação debateu-se, a partir da prática da dança Rueda de Casino, formas de lidar com dois preconceitos enraizados em nossa sociedade que constituem desafios ao trabalho dos arte-educadores: a ideia de que práticas lúdicas são ligadas apenas à infância e a concepção de que o processo de ensino/aprendizagem não comporta o erro. Para tanto, buscou-se tecer um diálogo com ideias de Edgar Morin, Gaston Bachelard, Hans-Georg Gadamer, Johan Huizinga, Paul Feyerabend, Saturnino de la Torre e Viola Spolin. Compreende-se que a dinâmica da Rueda de Casino oferece uma oportunidade para lidar com estes dois preconceitos por meio do lúdico, da interação social e da incorporação do erro em forma de improviso.

Palavras-chave: Dança de Salão. Rueda de Casino. Jogo. Lúdico. Erro.

Biografia do Autor

Dr. Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS/Brasil

Doutor em Educação (UFPel/RS); Mestre em História (UFPel/RS); Especialista em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias (IFSul-Pelotas/RS); Graduado em Educação Física e Dança (UFPel/RS).

Dr. Gustavo Angelo Dias, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS/Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Música (UNICAMP), Mestre em Música (UFPR) e Graduado em Música (UNICAMP). Pesquisador do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) da UFPel.

Referências

ALVAREZ, Isabel. Rueda de Casino dancing for health. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina da Mente e Corpo), Saybrook University, Oakland (EUA), 2014. Disponível em: <https://150.186.96.55/index.php/teacs/article/view/1700/883>. Acesso em: 05 jan. 2023.

BACHELARD, Gaston. Estudios. Traducción: Irene Agoff. Buenos Aires (ARG): Amorrortu, 2004.

BARÓN MÉNDEZ, Lorena Amelia. Las actividades de autodesarrollo como medio para la educación de valores. Caso: danza (salsa casino). TEACS, Barquisimeto (VEN), v.4, n.8, p.105-113, dic. 2011. Disponível em: <https://150.186.96.55/index.php/teacs/article/view/1700/883>. Acesso em: 05 jan. 2023.

BLAIS, Martin. Latin Dance Study Guide. [S.l]: Edição do autor, 2004. Disponível em: <https://fdocuments.in/document/martin-blais-salsa-latin-dance-study-guide.html>. Acesso em: 05 jan. 2023.

BORGES, Alan; SARDIÑAS, Alicia. Historia del baile y la rueda de casino-salsa. Habana (CU): Ediciones Cubanas, 2012.

CHASTEEN, John Charles. National Rhythms, African Roots: the deep history of Latin American popular dance. Albuquerque (MX): University of New Mexico, 2004.

DEWEY, John. My pedagogic creed. The School Journal, New York, v. 54, n. 3, p. 77-80, jan. 1897. Disponível em: <http://dewey.pragmatism.org/creed.htm>. Acesso em: 05 jan. 2023.

DINET, Marc. Précis de salsa cubaine: danse de couple et de bal – Rueda de Casino. Paris (FR): L’Harmattan, 2016.

DUHIGG, Charles. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Tradução: Rafael Mantovani. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.

FEYERABEND, Paul. Adeus à razão. Tradução: Vera Josceline. São Paulo: UNESP, 2010.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. 2. ed. Tradução: Cezar Augusto Mortari. São Paulo: UNESP, 2011.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15. ed. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, Bragança Paulista: São Francisco, 2020. v. 1.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003.

GARCIA, Ricardo. Rueda de Casino: voltando a girar pelo Brasil. Dança em Pauta, Curitiba, 6 jun. 2012. p. s./p. Disponível em: <http://site.dancaempauta.com.br/rueda-de-casino-voltando-a-girar-pelo-brasil/>. Acesso em: 05 jan. 2023.

GARCÍA, Deysi; ZANELLA, Andrea Vieira. Entrelaçando fios: Cuba e suas cubanidades no tecido da Escola Cubana de Balé. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.28, p.202-220, jul. 2017. Doi: 10.5965/1414573101282017202.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.

GILL, Sam. Dancing: creative, healthy teen activity. Dance, Movement & Spiritualities, Oxford (ING), v.1, n.1, p.181-207, jan. 2014. Disponível em: <https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/dmas/2014/00000001/00000001/art00013#>. Acesso em: 05 abr. 2023.

GONZÁLEZ REY, Fernando; PATIÑO TORRES, José Fernando. La epistemología cualitativa y el estudio de la subjetividad em una perspectiva cultural-histórica. Conversación con Fernando González Rey. Revista de Estudios Sociales, v.1, n. 60, p. 120-128, 2017. Doi: 10.7440/res60.2017.10.

HARDY MEDINA, Ana Cecilia. Santiago de Cuba, Cuna del Son. Contribuciones a las Ciencias Sociales, Málaga (ESP), p.01-08, sept. 2011. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/cccss/13/achm.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 9. ed. Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

HURTADO VALLEJO, Areli. Plan estratégico de comunicación para la academia de salsa cubana y rueda de casino: Azúcar D’Lao. 2013. Monografia (Licenciatura em Ciências da Comunicação), Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México (MEX), 2013. Disponível em: <http://132.248.9.195/ptd2013/agosto/0699351/0699351.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.

LA EDUCACIÓN Prohibida. Direção: German Doin. Buenos Aires (ARG): Eulam Producciones, 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc>. Acesso em: 05 abr. 2023.

MORIN, Edgar [Edgar Nahoum]. O método 5: a humanidade da humanidade. 4. ed. Tradução: Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, Edgar [Edgar Nahoum]. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NUNES, Bruno Blois. Que Rueda de Casino é essa?: uma união entre teóricos e práticos. Curitiba: CRV, 2021

NUNES, Bruno Blois; CARVALHO, Maitê Peres de. Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão. Art Research Journal, [S.l], v.9, n.2, p.01-18, jul./dez. 2022. Doi: 10.36025/arj.v9i2.28757. (Artigo bilíngue português-inglês).

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Márcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.2, p.91-116, jan./abr. 2018. Disponível em:

<http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.

ORTIZ, Fernando. Los factores humanos de la cubanidad. Revista Bimestre Cubana, Habana (CU), v.45, p.161-86, 1940. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5675843/mod_resource/content/0/%5BAULA%205%5D%20Ortiz_Factores%20Humanos%20de%20la%20Cubanidad.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2023.

PAZETTO, Debora; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v.14, n.3, p.157-79, jul./set. 2018. Disponível em:

<http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172/pdf>. Acesso em: 05 abr. 2022.

PHILÒMENO, Nico. El salsa casino y rueda: dalle radici a oggi. Segrate (IT): Ahy Namà Noche Latina Club, 2005.

PIRODDI, Adriano. Il Casino (salsa cubana) e la Rueda de Casino: storia del ballo che ha conquistato il mondo. Roma (IT): Universitalia, 2016.

QUANDO sinto que já sei. Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima. Produção: Antonio Sagrado e Raul Perez. São Paulo: Vekante Educação e Cultura, 2014. Link: https://www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg. Acesso em: 05 abr. 2023.

SEHAM, Jenny. Wheel of Life/La Rueda de la Vida: Filmmakers Marcia Jarmel and Ken Schneider, 2016. 16 minutes, in Spanish with English subtitles. Journal of Dance Education, v.17, n.4, p.163-164, oct. 2017. Doi: 10.1080/15290824.2017.1313641.

SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Dama/Mulher, Cavalheiro/Homem: papéis e relações de gênero na dança de salão. Art Research Journal, [S.l], v.9, n.2, p.01-30, jul./dez. 2022. Doi: 10.36025/arj.v9i2.28707. (Artigo bilíngue português-inglês).

SMITH, Ian. Dancing the Beautiful Wheel: a guide to Rueda de Casino. Peterborough (UK): FastPrint Publishing, 2013.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Ramos. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SUBLETTE, Ned. Cuba and its music: from the first drums to the mambo. Chicago (US): Chicago Press, 2004.

TORRE, Saturnino de la. Aprender de los errores: el tratamiento didáctico de los errores como estratégia de innovación. Buenos Aires (ARG): Magisterio, 2005.

VARGAS MÉNDEZ, Sigrid; COTO RAMÍREZ, Mario. Rueda de Casino (salsa cubana). In: XIX Simposio Internacional en Ciencias del Deporte, el Ejercicio y la Salud, San José (CR), p.216-218, mayo 2013. Disponível em: <http://promep.sep.gob.mx/archivospdf/MEMORIAS/Producto2128709.PDF>. Acesso em: 05 abr. 2023.

WHEEL of Life/La Rueda de la Vida. Direção: Marcia Jarmel e Ken Schneider. San Francisco, CA (USA): Patchworks Productions, 2016. 1 DVD (15min), son. color. Disponível em: https://www.patchworksfilms.net/wheel-of-life. Acesso em: 05 abr. 2023.

Downloads

Publicado

04.12.2023

Como Citar

Nunes, B. B., & Dias, G. A. (2023). O JOGO/LÚDICO, O ERRO E A DANÇA: ENSINANDO E APRENDENDO COM A RUEDA DE CASINO. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1215. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1215