ARTE E TRABALHO. ARTE COMO TRABALHO. TRABALHO DA ARTE.

Autores

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas - UEMS/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1212

Palavras-chave:

Consciência. Subjetividade. Arte. Trabalho. Conhecimento.

Resumo

Este texto tem como intenção algumas questões a serem discutidas que já vêm anunciadas em seu próprio título: 1) a relação Arte e Trabalho; 2) a relação Arte como trabalho; e 3) discutir o trabalho da Arte. As três premissas serão discutidas a partir do pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço a fim de pensar, não apenas a relação Arte e Trabalho como subjugada às vistas do sistema capitalista atual, mas também o será, mas mais me interessa discutir essas três premissas pela lógica razão de que me parece que artistas, professores e pesquisadores atuais lidam com a arte nessa instância — arte = trabalho — por duas “consciências”: a primeira de que a arte é uma produção profissional que pode salvar os sujeitos da arte (artista, professor e pesquisador, mas também o sujeito fruidor dessa) enquanto a segunda é observada como forma de sustento dos sujeitos da arte (professor, artista e pesquisador), mas sem que esses se atenham à ideia de que nessa lógica a arte também acaba sendo subjugada aos mesmos sistemas comerciais (coloniais/globais) que a primeira consciência diz repudiar. Tais questões serão tratadas a partir da lógica de artista-professor-pesquisador (portanto, prática-docência-crítica) da Arte como indissociável.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas - UEMS/CNPq

Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC. ORCID iD - http://orcid.org/0000-0002-4783-7903

Referências

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Publicado

27.06.2023

Como Citar

Bessa-Oliveira, M. A. (2023). ARTE E TRABALHO. ARTE COMO TRABALHO. TRABALHO DA ARTE. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1212

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