CORPOS-CADEIRA

RESTRIÇÕES DA MOVENÇA DO CORPO COMO EFEITO DE VIOLÊNCIA COLONIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniel Silva Aires UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Monise Gomes Serpa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1204

Palavras-chave:

Dança, Performance, Decolonial

Resumo

Este artigo reflete sobre como restrições de movimento constituem efeito da violência colonial nos corpos em situação de educação. Para tal, se relata a experiência da performance Corpos-cadeira, realizada no contexto universitário, com objetivo de analisar os lugares do corpo e suas movenças como elementos questionadores de experiências pedagógicas, metodológicas e estruturantes de hegemonias pautadas no controle sobre os corpos. Os pressupostos teóricos giram em torno da descolonização da educação com foco nos corpos de seus agentes, indicando possibilidades de fraturar as lógicas de violência e domesticação em prol de uma educação emancipadora, capaz de cegar a mira colonial.

Biografia do Autor

Daniel Silva Aires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Artista e pesquisador de danças e visualidades multimídia; Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Monise Gomes Serpa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista, performer e desenvolve projetos artísticos voltados para o tema das feminilidades e os seus desafios na contemporaneidade. Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduanda em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista e pesquisador em Dança. Doutorando e mestre pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS), especialista e licenciado em Dança (UFRGS) e bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

27.06.2023

Como Citar

Silva Aires, D., Gomes Serpa, M., & Santos Resende, F. (2023). CORPOS-CADEIRA: RESTRIÇÕES DA MOVENÇA DO CORPO COMO EFEITO DE VIOLÊNCIA COLONIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1204

Edição

Seção

Relato de Experiência

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