COMO TRABALHAR QUESTÕES DE DIVERSIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA ARTE?

Autores

  • Ronaldo Josué Faller Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-1054-3266
  • Angela Maria Faller Orth Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1158

Palavras-chave:

Teatro, Arte, Cultura e Diversidade

Resumo

Resumo: Este trabalho elucidou de uma observação da atual realidade social brasileira e através de uma pesquisa bibliográfica foi possível estruturar a pesquisa através da seguinte tríade: Arte, Cultura e Diversidade. Este trabalho foi desenvolvido juntamente com a formação do curso de aperfeiçoamento UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, realizada em 2014 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que visa promover a cultura afrodescendente nas escolas, ressaltando a sua história e resgatando as suas origens. Com isso, este trabalho tem o objetivo de promover a importância da cultura negra através de uma dinâmica vinda do teatro. Toda a atividade, assim como o seu plano de aula, foi pensada de forma a contemplar as histórias desta cultura. Por isso, este trabalho desenvolve a diversidade cultural através da dinâmica de fantoches, com o recorte de valorização da cultura afrodescendente. Para esta pesquisa são consultados os seguintes autores: Vasconcellos (2002), Almeida (2010), Sacristán (2002), Siebert e Chiarelli (2012), Silva e Urbaneski (2012), Ferraz (2010) e Ferraz e Fusari (2010).

Palavras chave: Teatro; Arte; Cultura e Diversidade.

Biografia do Autor

Ronaldo Josué Faller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail: faller.ronaldo@gmail.com. Torres/RS - Brasil.

Angela Maria Faller Orth, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. E-mail: angela.eadcon@hotmail.com. Novo Hamburgo/RS - Brasil.

Referências

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Publicado

14.12.2022

Como Citar

Faller, R. J., & Orth, A. M. F. (2022). COMO TRABALHAR QUESTÕES DE DIVERSIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA ARTE?. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1158

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