Estágio Supervisionado em Dança II : corpo, forma e registro

Autores

  • Marina da Rocha Sobrosa UERGS
  • Aline da Silva Pinto UERGS

Palavras-chave:

Palavras –chaves, Espaço do corpo, Harmonia espacial, Ensino da Dança.

Resumo

Resumo: O presente texto tem por objetivo relatar as experiências de estágio, desenvolvidas numa escola de ensino médio, em São Leopoldo/RS, no primeiro semestre de 2018, com estudantes do 3º ano do ensino médio, entre as faixas etárias de 16 e 19 anos. O objetivo geral foi conhecer os princípios básicos do movimento. Além de explorar as possibilidades de movimento por meio da inter-relação espaço, expressividade, corpo e forma. Na busca por um repertório pessoal. A escolha do tema se deu com base nas informações obtidas no Plano Político Pedagógico e no material didático utilizado pela escola. O conteúdo destinado ao terceiro ano tratava sobre “As formas e os conteúdos da arte”, com questões sobre espaço, tempo e luz na perspectiva das artes visuais. Até este período, boa parte dos estudantes, não tiveram contato com dança na escola. Para isso, desenvolveu-se um plano de unidade capaz de abordar os conteúdos necessários para se iniciar um diálogo sobre dança, como também, cumprir as demandas previstas pela instituição de ensino. Acreditasse que por meio do estudo do corpo, foi possível estabelecer um diálogo sobre arte e ensino, e também, transformar esses corpos em formação, em corpos políticos, que serão capazes de, segundo CLARK, DAY E GREER (1987, p.180), “[...] discutir e avaliar arte como adultos informados [...]”, mas também, “[...] capazes de entender trabalhos de arte não familiares ou incomuns, incluindo a arte contemporânea ou a arte de outras culturas” (apud MARQUES, 2011, p.40). Podendo ressignificar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

 

Referências

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Publicado

2018-11-21

Como Citar

Sobrosa, M. da R., & Pinto, A. da S. (2018). Estágio Supervisionado em Dança II : corpo, forma e registro. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.513–516. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/612

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

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