Da leveza do traço à construção da crítica

Autores

  • Vanessa Priscila da Costa Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Traço, crítica, Manifestação Caricatural.

Resumo

Este ‘Relato de Experiência’ apresenta o Projeto de Ensino “Da leveza do traço à construção da crítica”, desenvolvido com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental (EJA), na Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank, em Porto Alegre. O projeto, cuja temática foi a Caricatura, teve como objetivo perceber a sua importância e entender a evolução da mesma na construção da crítica – política, histórica – para a edificação do processo criativo pessoal. Através do título, foi trabalhada a questão do surgimento da caricatura, isto é, ressaltados pelo ‘traço’ e pela ‘crítica’, presentes nesse tipo de linguagem que engloba a manifestação caricatural. Por intermédio da abordagem da escolha de uma artista, a primeira caricaturista brasileira, Nair de Teffé, foi o ponto de partida da pesquisa, isto é, de acordo com sua história de vida, demos início ao estudo das representações ∕ fatos que culminaram à construção de uma caricatura – atividade final da disciplina – uma vez que, através de todo um processo, houve o estudo da História da Caricatura no Brasil (no século XIX), do desenho, de artistas caricaturistas e dos elementos da linguagem visual, abordados através de leituras de imagem, práticas individuais e em grupos, pesquisa e estudo de texto.  Sendo assim, foi desenvolvida – através do Projeto de Ensino – a construção da crítica individual, que permitiu com que o aluno, além de ter uma postura mais analítica, ficasse mais atento aos fatos históricos e políticos que estão presentes no dia a dia.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Costa, V. P. da. (2012). Da leveza do traço à construção da crítica. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 275–277. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/88

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.