A ARTE E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ENQUANTO CONEXÃO SOCIAL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM COLETIVO DE HAITIANAS

Autores

  • Angélica Nascimento de Castro

Palavras-chave:

Arte, Ensino da Língua Portuguesa, Serviço Social

Resumo

Resumo: O relato trata-se de experiência profissional enquanto assistente social atuante no coletivo de haitianas no município de Harmonia/RS, na empresa ESB do Brasil. Perpassa pela vivência no Projeto de Ensino da Língua Portuguesa, que acontece através da arte. Debate sobre o conceito de língua de acolhimento e possibilita o entendimento de arte enquanto linguagem de acolhimento para imigrantes. Instiga alguns questionamentos e considera a transculturalidade como campo de estudo e pesquisa fértil.

Referências

DE FREITAS, T. C. Caderno de resumos expandidos do Encontro de Extensão Universitária da FURG. p. 29, 2020. Disponível em:

https://diex.furg.br/images/Documentos_publicacoes/Caderno_de_resumos.pdf#page=29

DE OLIVEIRA, B. S.; BULEGON, M. Reflexões sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento pelo viés da pedagogia translanguaging. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 430–445, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i2.12958. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12958

GROSSO, M. J. Línguas de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, 2010, p. 61-77.

SILVA, E. S.; WOLLFENBÜTTEL, C. R. e LOPES, S. S. “Cidade das Artes”: uma investigação sobre a cultura e as artes em Montenegro, RS. Anais VIII Encontro de Pesquisa em Arte da FUNDARTE. 2015. Disponível em:

http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/268

Downloads

Publicado

25/11/2021

Como Citar

Castro, A. N. de. (2021). A ARTE E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ENQUANTO CONEXÃO SOCIAL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM COLETIVO DE HAITIANAS. Seminário Nacional De Arte E Educação, 27(27), 1021. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1021

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA