O Funk no ensino de música: uma pesquisa-ação com estudantes de um centro cultural
Palavras-chave:
Funk, Ensino de música, Pesquisa-ação.Resumo
O Funk, particularmente, tem se apresentado como um gênero musical muito apreciado dentre os jovens. Entende-se, a partir de uma escuta musical, que os aspectos rítmicos são muito marcantes neste gênero musical, sobressaindo-as, muitas vezes, em relação aos elementos melódicos ou a outras propriedades musicais. Estas preferências, orientadas pelas culturas experienciais (PÉREZ GÓMEZ, 2001) dos jovens, podem auxiliar seus aprendizados e, principalmente, no aprendizado musical.
Considerando-se estes pressupostos, o presente trabalho constitui-se uma investigação em andamento que se estrutura a partir dos seguintes questionamentos: Por que a batida do Funk parece ser melhor internalizada como ritmo musical por parte de alguns jovens? No caso da aprendizagem da Música, como o entendimento prévio do Funk pode contribuir com a aprendizagem de outros gêneros musicais? É possível partir deste conhecimento dos jovens para seguir no aprendizado da escrita musical de outros gêneros? Como relacionar o conhecimento prévio de jovens em torno do Funk, com vistas ao aprendizado musical de outros elementos da Música?
Referências
ARROYO, Margarete. Escola, juventude e musica: tenses, possibilidades e paradoxos. Em Pauta, Porto Alegre, v. 18, n. 30, janeiro a junho 2007.
ARROYO, Margarete. Culturas Juvenis – Música e Escola: O que a literatura problematiza. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), Brasília, 2006. Anais...
CIAVATTA, Lucas. O Passo: a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. Rio de Janeiro: FA editoração, 2003.
DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11660.pdf> Acesso em: 17 set 2018.
GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, Angél I. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. In: Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999.
PÉREZ GÓMEZ, Angél I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
SOUZA, Jusamara Vieira (org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016. v. 1. 297p.
SOUZA, Jusamara Vieira. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: PPG de música da UFRGS, 2000.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira.
VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990, p. 244-253. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2304/1443>. Acesso em: 17 set 2018.