O Funk no ensino de música: uma pesquisa-ação com estudantes de um centro cultural

Autores

  • Leonardo Marchetto Baptista UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS

Palavras-chave:

Funk, Ensino de música, Pesquisa-ação.

Resumo

O Funk, particularmente, tem se apresentado como um gênero musical muito apreciado dentre os jovens. Entende-se, a partir de uma escuta musical, que os aspectos rítmicos são muito marcantes neste gênero musical, sobressaindo-as, muitas vezes, em relação aos elementos melódicos ou a outras propriedades musicais. Estas preferências, orientadas pelas culturas experienciais (PÉREZ GÓMEZ, 2001) dos jovens, podem auxiliar seus aprendizados e, principalmente, no aprendizado musical.

Considerando-se estes pressupostos, o presente trabalho constitui-se uma investigação em andamento que se estrutura a partir dos seguintes questionamentos: Por que a batida do Funk parece ser melhor internalizada como ritmo musical por parte de alguns jovens? No caso da aprendizagem da Música, como o entendimento prévio do Funk pode contribuir com a aprendizagem de outros gêneros musicais? É possível partir deste conhecimento dos jovens para seguir no aprendizado da escrita musical de outros gêneros? Como relacionar o conhecimento prévio de jovens em torno do Funk, com vistas ao aprendizado musical de outros elementos da Música?

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Baptista, L. M., & Wolffenbüttel, C. R. (2018). O Funk no ensino de música: uma pesquisa-ação com estudantes de um centro cultural. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.16–18. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/579

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