Criação de materiais didáticos como ato poético

Autores

  • Andrea Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino de Artes Visuais, Objeto de aprendizagem poético, Objeto propositor poético.

Resumo

Resumo: Esta comunicação apresenta parte das questões investigativas de um projeto de pós-doutoramento, em andamento, vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “A criação de materiais didáticos como ato poético”. Aborda o conceito de Objeto de Aprendizagem Poético e a necessidade de referenciais artísticos para fundamentar a construção de um objeto propositor poético para o Ensino de Artes Visuais. Pretende-se, nessa investigação, evidenciar a possibilidade de aproximação entre o trabalho docente e o trabalho artístico, na produção de recursos e situações de aprendizagem em que a concepção de objetos de aprendizagem ou material didático para Artes Visuais se abra à dimensão poética, levando a experiências de aprendizagem singulares e significativas – ou mesmo pensadas como experiências artísticas de aprendizagem, já que situadas em terreno poético e tendo como objeto de estudo a produção artística.

Biografia do Autor

Andrea Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - RS

Possui Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Atuou como professora na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) - Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura, em convênio com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); foi professora do Instituto Superior de Educação Ivoti e professora do Instituto de Educação Ivoti. Atua principalmente na área de Ensino de Artes Visuais e de História, Teoria e Crítica das Artes Visuais. Participa do grupo de pesquisa GEARTE - Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - FACED/UFRGS.

Referências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Hofstaetter, A. (2018). Criação de materiais didáticos como ato poético. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.111–120. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/562

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

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