(DES)CONSTRUIR/(DES)COLONIZAR. SUGESTÃO? É O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENTE
Palavras-chave:
Corpo pedagógico; Cultura; Conhecimento; Educação Física.Resumo
Este artigo tem como objetivo propor saberes outros em articulação na Educação Física, socializando uma noção de saberes culturais, conscientizando as culturas, com informações de produtores de conhecimentos e não somente como reprodutores, mostrando a disposição de transformação corporal, cultural e artística, por meio de um estudo do corpo pedagógico contemporâneo como propositor de conhecimentos. Viabilizando a interação entre sujeitos e conhecimentos das diferenças, com valores gerados a partir do próprio corpo. O referencial utilizado é composto por MIGNOLO (2003), BESSA-OLIVEIRA (2018), NOLASCO (2019), entre outros. Sendo assim, intenta-se levantar uma proposta didático-pedagógica como caminho epistêmico para propor aulas por meio de uma Educação Física e não somente na escola, mas também na academia e no mover-se cotidiano sociocultural, realizando a investigação por meio da observação, treino e na prática docente com corpos/sujeitos de cidadãos e estudantes maracajuenses em Mato Grosso do Sul.
Referências
Referências
BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte-Educação Descolonial: formação de professor de Arte para um trabalho docente mediador. Acervo do autor. 2019, p. 1-36, texto no prelo.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2017/2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 Junho 2023.
NOLASCO, Edgar Cézar. “Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas.” Acervo do autor. p. 1-22, 2019, texto no prelo. (Acervo do autor).
SHARKEY, B. J. Condicionamento físico e saúde. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOARES, Everton Rocha. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm. Acesso em 14 de Junho de 2023.