(DES)CONSTRUIR/(DES)COLONIZAR. SUGESTÃO? É O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENTE

Autores

  • Marcio Rogerio Bresolin UEMS

Palavras-chave:

Corpo pedagógico; Cultura; Conhecimento; Educação Física.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor saberes outros em articulação na Educação Física, socializando uma noção de saberes culturais, conscientizando as culturas, com informações de produtores de conhecimentos e não somente como reprodutores, mostrando a disposição de transformação corporal, cultural e artística, por meio de um estudo do corpo pedagógico contemporâneo como propositor de conhecimentos. Viabilizando a interação entre sujeitos e conhecimentos das diferenças, com valores gerados a partir do próprio corpo. O referencial utilizado é composto por MIGNOLO (2003), BESSA-OLIVEIRA (2018), NOLASCO (2019), entre outros. Sendo assim, intenta-se levantar uma proposta didático-pedagógica como caminho epistêmico para propor aulas por meio de uma Educação Física e não somente na escola, mas também na academia e no mover-se cotidiano sociocultural, realizando a investigação por meio da observação, treino e na prática docente com corpos/sujeitos de cidadãos e estudantes maracajuenses em Mato Grosso do Sul.

Referências

Referências

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte-Educação Descolonial: formação de professor de Arte para um trabalho docente mediador. Acervo do autor. 2019, p. 1-36, texto no prelo.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2017/2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 Junho 2023.

NOLASCO, Edgar Cézar. “Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas.” Acervo do autor. p. 1-22, 2019, texto no prelo. (Acervo do autor).

SHARKEY, B. J. Condicionamento físico e saúde. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOARES, Everton Rocha. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd169/educacao-fisica-no-brasil-da-origem.htm. Acesso em 14 de Junho de 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Bresolin, M. R. (2023). (DES)CONSTRUIR/(DES)COLONIZAR. SUGESTÃO? É O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA VIVENTE. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–9. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1260

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.