A Abordagem do Ciclo de Políticas e a Constituição do Currículo em Educação Musical: Usos e implicações
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Musical, Currículo, Abordagem do Ciclo de Políticas.Resumo
Resumo: O escopo do texto apresenta um recorte da investigação que objetiva elaborar um Currículo em Educação Musical para o contexto da Educação Básica de um dos colégios da Rede Sinodal de Educação, localizado no Rio Grande do Sul, balizada pelo questionamento: Como a Abordagem do Ciclo de Políticas pode contribuir para a elaboração da proposta do Currículo em Educação Musical para a Educação Básica? A metodologia selecionada para seu desenvolvimento consiste na Abordagem Qualitativa (BAUER; GASKELL; ALLUM, 2015) e a Pesquisa Documental (SAMARA; TUPY, 2010) como método Para a análise dos dados coletados optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A partir da análise dos textos selecionados sobre currículo em Educação e Educação Musical foi possível corroborar que a interpretação da legislação, por parte dos profissionais que atuam em instituições educacionais, bem como as adequações previstas a sua ação em contexto prático, podem contribuir para a transformação do ensino diante das particularidades do campo de atuação docente.
Referências
AHLERT, Alvori. Igreja e escola: desafios atuais para as escolas comunitárias da Igreja Evangélica e Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e sua rede associativa. Revista Actualidades Investigativas em Educación, v. 6, n. 3, set./dez., 2006. Disponível em: <https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/download/9224/17692> Acesso em: 10 nov. 2017.
AMORIM, Humberto. O ensino de música nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1922). Opus. V.23, n. 3, dez., 2017. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2017c2303> Acesso em: 02 mar. 2018.
AQUINO, Thaís Lobosque. Da perspectiva histórica da epistemologia da educação musical escolar: uma análise sobre os saberes musicais na Revista da ABEM e na OPUS – Revista da ANPPOM. OPUS – Revista da ANPPOM. Opus, v. 23, n. 1, abr., 2017. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/421/414> Acesso em: 02 mar. 2018.
BALL, Stephen J. Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open university Press, 1994.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BECKER, Tiago. A gestão na rede sinodal de educação. Dissertação. Escola Superior de Teologia (EST). Programa de Pós-graduação. Mestrado em Teologia. São Leopoldo, 2014. 120 p. Disponível em: Acesso em: 10 nov. 2017.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: Case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de; MEURER, Rafael Prim. Educação musical no currículo escolar: uma análise dos impactos da Lei nº 11.769/08. Opus, v. 22, n. 2, dez., 2016. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/414/391> Acesso em: 02 mar. 2018.
FISCHER, Daniele. et al. Noções naturalizadas de música, arte e criação: desdobramentos a partir de uma leitura da Base Nacional Comum Curricular. Anais XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, B. Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/4141/1303> Acesso em: 02 mar. 2018.
FREITAS, Alexandre Siqueira de. A importância da música e sua pluralidade nos currículos escolares e universitários. Anais XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, B. Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/4315/1378> Acesso em: 02 mar. 2018.
GERTZ, René E. Luteranos gaúchos e política brasileira ao final da Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira e História das Religiões, v. 5, edição especial, jan., 2013. Disponível em: Acesso em: 10 nov. 2017.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículos sem Fronteiras, v. 6, n. 2, jul./dez., 2006. Disponível em: Acesso em: 03 de jun. de 2018.
QUADROS JR., João Fortunato Soares de; QUILES, Oswaldo Lorenzo. Música na escola: uma revisão das legislações educacionais brasileiras entre os anos e 1854 e 1961. Revista Música Hodie. Goiânia, v. 12, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21584> Acesso em: 02 mar. 2018.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM. Londrina, v. 20, n. 29, jul./dez., 2012. Disponível em: Acesso em: 02 mar. 2018.
ROCHA, Inês de Almeida; GARCIA, Gilberto Vieira. História da Educação Musical no Brasil: reflexões sobre a primeira edição do GT 1.3 – XII Congresso da ABEM (2015). Revista da ABEM. Londrina, v. 24, n. 37, jul./dez., 2016. Disponível em: Acesso em: 02 mar. 2018.
SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia Spínola Silveira Truzzi. História & documento e metodologia de pesquisa. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
SOUZA, Jusamara et al. Audiência pública sobre políticas de implementação da Lei Federal nº 11769/08 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 23, mar., 2010. Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2018.
VEBER, Andréia. Ensino de música na escola: experiência de um currículo integrado. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. Disponível em: <http://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf> Acesso em: 02 mar. 2018.