EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: ROSANA PAULINO E SUAS OBRAS COMO POTENCIALIDADES PARA COMPREENSÃO CRÍTICA DA CULTURA VISUAL

Autores

  • Lucas Nascimento Braga Silva UFPEL
  • Geovana Cyrne Cunha Rossini UFPEL
  • Daniela da Cruz Schneider FURG

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação Étnico-Racial, Rosana Paulino.

Resumo

A presente pesquisa em andamento visa analisar a potência pedagógica da obra da artista e educadora Rosana Paulino na Educação para as Relações Étnico-Raciais. A partir da análise das obras Classificar é saber?(2016) e Amor pela Ciência (2016) e da experiência docente de dois professores de artes de escolas públicas das cidades de Sapucaia do Sul (RS) e Montenegro (RS) busca mapear as ressonâncias dessas obras para o trabalho da Educação das Relações Étnico-Raciais no ambiente escolar. Como conclusões, espera-se relacionar as contribuições pedagógicas da obra da artista mencionada para contribuir na produção de conhecimento no campo das artes e da educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 11.645 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. P. 1.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer do Conselho Nacional de Educação - Câmara Plena (CNE/CP) nº 3, de 10 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BRASIL. Ministério da Economia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da Violência, 2020.

BRUM, Lucas Pacheco. Imagens de referência: uma trama entre cultura visual e a educação da cultura visual. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília – UnB. Brasília, 2017.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educativa. Porto Alegre: Mediação, 2007.

GÓMEZ, Pérez. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED Editora,

MEINERZ, Carla Beatriz. Reparação histórica, direito à diferença e especificidades da educação das relações étnico-raciais no Brasil. Porto Alegre: Uniafro, 2019.

PAULINO, Rosana. Perfil e biografia. Disponível em: https://www.rosanapaulino.com.br/.

Acesso em: julho de 2020.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da Educação: Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura Visual como convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. IN: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Braga Silva, L. N., Rossini, G. C. C., & Schneider, D. da C. (2021). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: ROSANA PAULINO E SUAS OBRAS COMO POTENCIALIDADES PARA COMPREENSÃO CRÍTICA DA CULTURA VISUAL. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1024. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1024

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)