UMA CARTA PARA UMA DANÇA OU UMA DANÇA PARA UMA CARTA?
Palavras-chave:
Escreverdançando, dançarescrevendo, escrita performativaResumo
A pesquisa Corpografias Dançantes, em andamento, investiga processos de escritas com dança – no papel, na tela, no corpo – ou seja, escreverdançando e dançarescrevendo. No momento atual, tem se dedicado a escrever cartas como procedimento de criação: o movimento da escrita influenciando o movimento do/a espectador/a, a leitura da carta motivando a dança do/a outro/a e a dança da carta reverberando em nova escrita. Para isso, têm-se utilizado da escrita performativa, de modo que a escrita no papel pode ser tanto com palavras quanto com desenhos, num entrelaçar de escreverdançando e dançarescrevendo, uma ação influenciando a outra. A escrita de cartas, nesta pesquisa, se aproxima da função de hypomnêmatas - em que revelam um cuidado de si e para com o/a outro.
Referências
ANDERSON, Rosemarie. Embodied writing: Presencing the body in somatic research, Part I, What is embodied writing? Somatics, Novato, v. .8, n. 4, p. 40-44, spring/summer, 2002.
ARAÚJO, Márcia Feijó de. Corpo e dança: Angel Vianna e a manutenção da sensibilidade. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N.1- pág. 406-415 janeiro-abril de 2020: “Educação: Corpo em movimento II.” Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45870> Acesso: 4 nov. 2020
FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan./abr. 2015. Disponível em: Acesso em: 21 abr. 2015
______. Pesquisa somático-performativa: sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal. Brasil, Vol. 1-2, p. 76-95, jul./dez. 2014.
______. Princípios somático-performativos no ensino e pesquisa em criação. In: MARCEAU, Carole. CAJAÍBA, Luiz Cláudio Soares (org). Teatro na Escola. Reflexões sobre as Práticas Atuais: Brasil-Québec.. Salvador: PPGAC/UFBA, 2013a, pp.105-115.
______. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística . Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 18-36, jul./dez. 2013b.
______. Movimento e Memória: Manifesto da Pesquisa Somático-Performativa. UFRGS, Congresso Nacional da ABRACE, Porto Alegre, 2012.
HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. Anais… São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.
NICOLELIS, Miguel. Máquina de criar universos. [Entrevista concedida a]. Guiliana Bergamo. Ecoa. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/miguel-nicolelis-nossa-forma-de-aprender-e-por-meio-do-contato-social/#cover Acesso: 17 dez. 2020
RIBETTO, Anelice. Experiência, experimentações e restos na escrita acadêmica. In: CALLAI, C.; RIBETTO, A.(Org.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016
TIBURI, Marcia. ROCHA, Thereza. Diálogo dança. São Paulo: Editora SENAC, 2012
TIBURI, Marcia. Uma fuga perfeita é quase sem volta. Rio de Janeiro: Record, 2016.
VALLE, Flávia Pilla do. O cuidado de si para pensar a criação em dança. In: ICLE, Gilberto (org). Pedagogia da arte: entre-lugares da escola. V.2. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2012. p.279-292.