O ensino de música em sala de aula, a partir da história do Navio Titanic

Autores

  • Giácomo de Carli da Silva
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Palavras-chave:

Educação Musical, Pibid-Música/Uergs, Titanic.

Resumo

Esta pesquisa objetiva inserir o ensino da música na sala de aula, a partir do piano/teclado e do conhecimento sobre o transatlântico Titanic. Partiu dos questionamentos: Existiam pianos no interior do Titanic? Se existiam pianos no interior do navio, quantos eram? Quem tocava estes instrumentos musicais? Havia músicos profissionais e/ou amadores na viagem inaugural do Titanic (1912)? Qual/quais contribuições isso trás para a educação musical? Quais as possíveis articulações entre a história do Titanic e a educação? Como metodologia utiliza-se a pesquisa-ação, a qual se encontra em articulação com a proposta do Subprojeto Música, do PIBID/UERGS. O lócus desta pesquisa são as turmas de Pré, 1º ano, 2º ano e 3º ano de uma escola pública municipal de Montenegro/RS, parceira do PIBID-Música/UERGS. Até o momento já foram realizadas algumas atividades na escola, através da atuação nas turmas por cerca de uma hora. Preliminarmente, observou-se muito interesse quanto à atividade relacionada ao Titanic.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Silva, G. de C. da, & Wolffenbüttel, C. R. (2016). O ensino de música em sala de aula, a partir da história do Navio Titanic. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 370 – 378. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/405

Edição

Seção

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>