O ensino de música em sala de aula, a partir da história do Navio Titanic
Palavras-chave:
Educação Musical, Pibid-Música/Uergs, Titanic.Resumo
Esta pesquisa objetiva inserir o ensino da música na sala de aula, a partir do piano/teclado e do conhecimento sobre o transatlântico Titanic. Partiu dos questionamentos: Existiam pianos no interior do Titanic? Se existiam pianos no interior do navio, quantos eram? Quem tocava estes instrumentos musicais? Havia músicos profissionais e/ou amadores na viagem inaugural do Titanic (1912)? Qual/quais contribuições isso trás para a educação musical? Quais as possíveis articulações entre a história do Titanic e a educação? Como metodologia utiliza-se a pesquisa-ação, a qual se encontra em articulação com a proposta do Subprojeto Música, do PIBID/UERGS. O lócus desta pesquisa são as turmas de Pré, 1º ano, 2º ano e 3º ano de uma escola pública municipal de Montenegro/RS, parceira do PIBID-Música/UERGS. Até o momento já foram realizadas algumas atividades na escola, através da atuação nas turmas por cerca de uma hora. Preliminarmente, observou-se muito interesse quanto à atividade relacionada ao Titanic.