A relação entre as preferências musicais dos alunos do ensino fundamental e suas influências

Autores

  • Adrielle Camila Oliveira de Rezende Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Mariele Schossler Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, preferências musicais de estudantes, grupo de pesquisa “Educação Musical, diferentes tempos e espaços”, PIBID/CAPES/Uergs-Música.

Resumo

Este trabalho origina-se da pesquisa em andamento realizada em uma escola pública municipal vinculada ao PIBID/CAPES/Uergs-Música, em Montenegro/RS, local em que atuamos como bolsistas. Esta investigação iniciou-se com nossa curiosidade sobre as preferências musicais dos estudantes. A partir de nossas observações identificamos alguns fatores que contribuem para estas preferências, como a família, os amigos, os meios de comunicação, as instituições culturais da cidade e a própria escola. Com base nestes dados, esta pesquisa objetiva entender como ocorre a relação entre o aluno e os fatores que influenciam suas preferências musicais, bem como o que essas preferências despertam nele. Para tanto, direcionamos a investigação aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa estrutura-se na abordagem qualitativa, tendo como técnicas para a coleta dos dados a realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes e observações dos mesmos no contexto escolar. A análise dos dados está sendo realizada com o pressuposto da análise de conteúdo transversalizada às leituras em educação, educação musical e influências dos meios de comunicação. Observa-se, preliminarmente, que cada estilo musical estimula sensações específicas nos alunos, de acordo com suas preferências e que, dentre os fatores que os influenciam, um dos mais fortes é o meio de comunicação, ocasionando, muitas vezes, uma espécie de homogeneização dos gostos musicais.

Downloads

Como Citar

Rezende, A. C. O. de, Schossler, M., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). A relação entre as preferências musicais dos alunos do ensino fundamental e suas influências. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 299–306. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/204

Edição

Seção

Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>