JORNADAS DO CORPO: DOCÊNCIA, PANDEMIA E POÉTICAS DE CONTÁGIO

Autores

  • Marlise do Rosário Machado Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Guedes Pacheco
  • Mariana Silva da Silva

Palavras-chave:

corpos docentes, poéticas pandêmicas, arte-educação.

Resumo

A presente escrita é parte da pesquisa em andamento, no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e propõe-se a investigar Contágios Poéticos para corpos docentes, em tempos de pandemia, através de procedimentos artísticos, que componham possibilidades de partilhar olhares e perspectivas da docência em contexto de isolamento social. Serão abordados ao longo do texto, as experiências online de realização de um curso direcionado à educadoras/es da Educação Básica. Intitulado Jornadas do Corpo: arte e produção de visualidades como recursos para pensar a docência na pandemia. O mesmo foi concretizado em três encontros, que serão abordados buscando conectar aspectos conceituais às práticas desenvolvidas ao longo das aulas. Será apenas citada, porém melhor contemplada em textos futuros, a elaboração da Mostra Virtual, que aconteceu em decorrência dos processos desenvolvidos no curso, via plataforma do Instagram, com os trabalhos produzidos pelas pessoas participantes. 

Biografia do Autor

Marlise do Rosário Machado, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Cursa Mestrado Profissional em Educação e é licenciada em Teatro, ambos pela UERGS. Fundadora do Território Tremulum e criadora do projeto Cuidado Mulheres Trabalhando. Membra dos grupos de pesquisa ARTEDIFE- Arte, Diferença e Educação, e do FLUME: pesquisa em Educação e Artes Visuais.

Referências

BUTLER, Judith. Actos performativos e constituição de género: Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: Gênero, cultura visual e performance: antologia crítica. (Org.) MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca. Famalicão: Húmus, 2011.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução – Coletivo Sycorax São Paulo: Elegante, 2019.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 2011.

MITCHELL, W.J.T. Showing Seeing: Uma crítica da cultura visual. SC:UDESC, Artes Visuais.Tradução de Luciana Marcelino, 2002.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. RJ: Contraponto, 2015.

VIANNA, Claudia Pereira. O sexo e o gênero na docência. In: Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: pp.81-103.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

do Rosário Machado, M., Pacheco, E. G., & da Silva, M. S. (2021). JORNADAS DO CORPO: DOCÊNCIA, PANDEMIA E POÉTICAS DE CONTÁGIO. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1041. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1041

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)