RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRANSFORMANDO CASAS EM SALAS DE AULA DE DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/887Palavras-chave:
Relato de experiência, Dança, Pandemia.Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência vivida no período da pandemia do coronavírus em 2020 em uma escola de curso livre nomeada como Maria Bailarina - Centro de Dança do município de Novo Hamburgo/RS. É um estudo de caráter qualitativo com características descritivas que apresenta exposições da análise do trabalho desenvolvido pela equipe de professoras por meio do ensino remoto. Mesmo que a pandemia ainda esteja acontecendo, é possível que este momento aponte para novas perspectivas na prática da dança e nos processos de ensino-aprendizagem no que tange a postura resiliente dos professores e da capacidade criativa daqueles que não mediram esforços para levar a arte para dentro das casas de seus alunos em isolamento social.Referências
ANTUNES NETO, Joaquim M. F. SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E A SOCIEDADE DA TECNOLOGIA: POR QUE SE REFLETIR EM TEMPO DE PANDEMIA? Revista Prospectus: Gestão e Tecnologia, Itapira, v. 2 n. 1, p. 28-38, Ago/Fev, 2020.
BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS; Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255
DANTAS, Mônica Fagundes. Dança: o enigma do movimento. Curitiba: Appris, 2020.
MARQUES, Isabel. I see a kaleidoscope dancing: understanding, criticizing, and recreating the world around us. In: ROUHIAINEN, L. Ways of knowing in dance and art. Helsinki: Theatre Academy, 2007. p. 144-158.
MARQUES, Isabel. Linguagem da dança. Arte e ensino. 1. ed. São Paulo: Digitexto, 2010a.
MARQUES, Isabel. Algumas perguntas sobre dança e educação organização. In: TOMAZZONI, A.; MARINHO, C. W. N. (Org.). Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010b.
MOOJEN, Alexandra de Castilhos; PURPER, Raquel. Estudos coreográficos no ensino superior de dança. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 1, n. 14, p. 121-129, 2014.
NANNI, Dionísia. Ensino da Dança. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
NOGUEIRA, Ana Carolina Ribeiro. Experiência artística na formação docente em artes visuais: uma cartografia sobre os percursos formativos de estudantes em graduação. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-20, ano 20, nº 43, outubro/dezembro de 2020. Disponível em: http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/revistadafundarte/index> 20 de dezembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/735
OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de; et al. “Cada um no seu quadrado”: Processos artísticos em tempos de isolamento domiciliar. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66750
PACHECO, Denise. Como a dança aconteceu em 2020. Novo Hamburgo: Ed. da Autora, 2020.
SOARES, Andréa Cristiane Moraes Soares. Bailarinos anfíbios no campo da grande produção em dança: processos de hibridização na Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. 2018.Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
TRINDADE, Ana Lígia; VALLE, Flavia Pilla do. A ESCRITA DA DANÇA: UM HISTÓRICO DA NOTAÇÃO DO MOVIMENTO. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 201-223, set. 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3579
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.