CONTRAPONTO EM REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BALÉ: ESCAVANDO CAMADAS ÓSSEAS PARA A OBSERVAÇÃO DO MESTRE DE DANÇA ATRAVÉS DAS CARTAS DE JEAN-GEORGES NOVERRE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.669Palavras-chave:
Artes, Artes Cênicas, Dança, EducaçãoResumo
Este artigo pondera sobre as reflexões desenvolvidas por Jean-Georges Noverre a partir do campo do conhecimento da anatomia. Apresenta e tece comentários sobre trechos da obra “Cartas sobre a Dança” (1998) e da edição de "Lettres sur les arts imitateurs en general et sur la danse en particulier” (1807). No texto aqui apresentado há um recorte a respeito dos conhecimentos anatômicos apresentados por Noverre e permite uma associação com o contexto da dança cênica vivenciado pelo artista. Elenca os autores estudados pelo artista para compor seus pensamentos, com o intuito de mostrar o entrelaçamento de sua experiência corporal em dança aos fundamentos da anatomia e à nascente ciência da mecânica de movimento.Referências
BARTHÈS, Paul Joseph. Nouvelle Méchanique des Mouvements de L’Homme et des Animaux. Acesso através do site da Bibliothèque Interuniversitaire de Santé. Acesso em 12.10.2015, às 10h33min, através do endereço eletrônico: http://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/medica/resultats/index.php?cote=06762&do=chapitre. Paris: A Carcassone, de l’impremierie de Pierre Polese, 1798.
FARO, Antonio José / SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de balé e dança. 1a. Edição. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1989.
FOSTER, Susan Leigh. Choreography and narrative: ballet’s staging of story and desire. Bloomington: Indiana University Press, 1996.
GALLINI, Giovanni Andrea. A treatise on the art of dancing. Acesso através do site da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos através do site American Memory. Endereço eletrônico: http://memory.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=musdi&fileName=080/musdi080.db&recNum=1&itemLink=r%3Fammem%2Fmusdi%3A%40field%28DOCID%2B%40lit%28M0808%29%29%3A%230800136&linkText=1. Londres: Impresso pelo autor, 1772.
HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Edições 70. Lisboa. 2012.
MONTEIRO, Marianna. Natureza e Artifício no Balé de Ação. In: Noverre: Cartas sobre a dança ∕ Marianna Monteiro: tradução e notas da autora – São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo: FAPESP: 1998.
NOVERRE, Jean-Georges. Cartas sobre a dança. In: MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a dança ∕ Marianna Monteiro: tradução e notas da autora – São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo: FAPESP: 1998.
NOVERRE, Jean-Georges. Lettres sur les arts imitateurs en general et sur la danse en particulier. Chez Immerzelle et Compagnie. Paris. 1807. Fac-símile disponível no site da Biblioteca Nacional da França. Endereço eletrônico: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k108202r/f4.image. Acesso em 17.03.2015, às 18h15min.
NYE, Edward. Mime, Music and Drama on the Eighteenth-Century Stage. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511794223
WINSLOW, Jacob B. Exposition anatomique de la structure du corps humain. Tome second. Paris: P.F. Didot Libraire, 1776. Fac-Símile disponibilizado pela Universidade de Madrid. Endereço eletrônico: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=ucm.5329037078;view=1up;seq=7 . Acesso em 10.06.2017.
RAMEAU, Pierre. Le Maître a Danseur. J. Villette: Paris, 1725. Fac-símile disponível no site da Open Libraries, mantido pela York University, de Toronto/Canadá. Endereço eletrônico https://archive.org/details/lematredanserq00rameuoft. Acesso em 04.10.2015, às 09h44min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.