A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA – UMA REALIDADE EM CRESCIMENTO

Autores

  • Francisco Roberto de Freitas Universidade de Brasília. Observatório das Juventudes / UFPI. Secretaria Municipal de Educação de Teresina.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.654

Palavras-chave:

Dança, Ensino Fundamental, Currículo.

Resumo

Esse texto propõe reflexões acerca do processo de implantação da Dança enquanto disciplina integrante do currículo da educação básica, tendo como alicerce a concreta realização desse processo nas Escolas de Tempo Integral (ETIs) da Rede Pública Municipal de Teresina – Piauí, no ano de 2018.  Partindo de alguns pensamentos provocados por diferentes autores/as e documentos que norteiam os currículos e a historia da educação brasileira passamos de um plano de ideias para um plano de ações concretas, no qual, pode-se perceber o potencial valor do hibridismo possível entre as áreas da Dança e da Educação, permeado por empecilhos que dificultam, mas não impedem aquela implantação.

 

Biografia do Autor

Francisco Roberto de Freitas, Universidade de Brasília. Observatório das Juventudes / UFPI. Secretaria Municipal de Educação de Teresina.

http://lattes.cnpq.br/0554216853320967 

Referências

ADAD, Shara Jane Holanda Costa. A sociopoética e os cinco princípios: a filosofia dos corpos misturados na pesquisa em educação. In ADAD, Shara Jane Holanda Costa, PETIT, Sandra Haydèe, SANTOS, Iraci dos, GALTHIER, Jacques. Org. Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a sociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014. (Práticas Educativas n. 6).

ARAÚJO, Maria Eliane dos Santos. Entrevista concedida ao autor em 09 de fevereiro de 2019.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19. Jan/fev/mar/abr 2002. p. 20-28. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 jul. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Edição 2013/2014. Brasília, DF: Senado Federal, 2013.

DELEUZE, Gilles, GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol 1. Trad. Ana Lucia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Editora 34, 2014. (TRANS)

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Polêmicas do nosso tempo - 4).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (Coleção O mundo, hoje, v. 21).

FREITAS, Francisco Roberto de. Corpo~Cordão: cartografias de jovens dançantes em Teresina – Piauí. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília – PPGCEN/UnB, 2017. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23678>. Acesso em 01/02/2019.

FREITAS, Roberto; BREBIS, Flavio. Arte, educação e inclusão: 10 anos de cordão grupo de dança. Teresina: Gráfica SP Ltda, 2018.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Trad. Fábio dos Santos Creder Lopes, 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARQUES, Isabel A. O ensino de dança hoje: textos e contextos. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211967

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2012. Coleção Ágere.

SANTOS, Juliana de Paula Guedes de Melo. A escola de tempo integral no brasil: histórico, reflexões e perspectivas. Trabalho apresentado no XI Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: currículos – tempos, espaços e contextos. PUC-SP, 2013. Disponível em < https://www.pucsp.br/webcurriculo/edicoes_anteriores/encontro-pesquisadores/2013/downloads/anais_encontro_2013/poster/juliana_paula_guedes_melo_santos.pdf> Acesso em 04 fev 2019.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

de Freitas, F. R. (2019). A DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA – UMA REALIDADE EM CRESCIMENTO. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 298–315. https://doi.org/10.19179/2319-0868.654

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.