PROFISSÃO PROFESSOR DE BALÉ: REVISANDO REFERÊNCIA E CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.527Palavras-chave:
Professor de Balé, Revisão, Referências e conceitosResumo
A partir do surgimento das danças de corte, na história da arte ocidental, apresentamos revisão inicial sobre características e concepções acerca da figura de mestres balé/dança. Fontes históricas acessadas apontam que o ato de ensinar dança começa a especializar-se, na Europa, ainda na Idade Média, delineando características para o que hoje compreendemos por professor de balé/dança. O estudo apontou que muitas das práticas e pensamentos em torno da figura do professor, destacadas e até mesmo criticadas pelo francês Jean-Georges Noverre em suas Cartas sobre a Dança (1760), ainda estão presentes e reverberam, hoje, nas atuações dos professores de balé e no imaginário em torno deste universo.
Referências
BALDI, Neila. Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança. Competência: revista ouvirOUver, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 256-269, 2016.
BORBA, Mônica Corrêa. Profissão: Professor de Dança! A trajetória de formação de uma professora de Balé Clássico na cidade de Pelotas. Pelotas, 2013. 125f.
BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FREIRE, Ana Vitoria. Angel Vianna: Uma biografia da dança contemporânea. Brasil, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARQUES, Isabel. Dança na escola: Arte e ensino. 2012. Disponível em: <http://www.ficms.com.br/web/biblioteca/Dan%E7a%20na%20Escola.pdf>. Acesso em: 15 de janeiro de 2018.
MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Competência: Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011.
MONTEIRO, Mariana. Noverre: Cartas sobre a dança. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: Fapesp, 2006. p. 21-245.
MARTIN, Bauer; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto; imagem e som. ed. 10, Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010
NUNES, Bruno. O fascínio das danças de corte. Curitiba: Appris, 2016.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
PORTINARI, Maribel. Eugenia Feodorova: a dança da alma russa. Editora: Ministério da Cultura, FUNARTE, 2001.
RESENDE, Tassiana. Outros olhares para o ensino do ballet clássico. Goiânia, 2010. 25.p.
SAMPAIO, Flavio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: SPRINT, 3ª edição, 2001.
SILVA, Daniela. Corpo – Escrita no balé: Para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal de San Maria, San Maria, 2017.
TAVARES, Érika. Professores de Danças urbanas da Cidade de Pelotas (2002-2016): trajetórias e entendimentos sobre formação docente superior. 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes,
WOSIEN, Bernhard. Dança: Um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.