VOCÊ SOU EU - UM OLHAR DE SI PARA ENXERGAR O OUTRO

Autores

  • Suzana schoellkopf FUNDARTE

Palavras-chave:

Professor. Relação. Aluno. Memória.

Resumo

Este artigo fala da relação professor-aluno no âmbito escolar e como esta relação pode intervir, tanto de maneira positiva quanto negativa, interferindo diretamente no processo de ensino aprendizagem e na construção da personalidade do aluno. Traz uma reflexão sobre a insegurança do professor que não está preparado tecnicamente e emocionalmente e, por isso, opta pela abordagem tradicional do ensino e como este comportamento reflete tanto no aluno quanto no professor. Parte-se da suposição sobre a importância de se acessar a memória afetiva, enquanto docente, ativando lembranças do tempo de discente para poder compreender melhor o seu aluno e assim vivenciar a afetividade no ambiente escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das questões abordadas é explicativa/bibliográfica. Os apontamentos de educadores e pesquisadores servem para dar suporte às questões apontadas. A partir destes apontamentos, o texto busca reforçar a importância de se buscar no contexto escolar um trabalho coletivo, onde a interação entre o professor e o aluno resulte num processo educativo que envolva a produção de conhecimentos e a relação histórico-social-afetiva, de maneira prazerosa para ambas as partes.

Referências

BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. - Curitiba: InterSaberes, 2012.

BRUNO, Cristina Rolim Chyczy. Relação Professor- aluno- conhecimento e as tendências pedagógicas. Matéria lecionada na disciplina: Relação Professor- Aluno- Conhecimento (114089) UTA B 2017 – Fase I, do curso de pós-graduação latu sensu: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar – Distância da UNINTER – Centro Universitário Internacional.

CASTANHA, André Paulo. A Introdução do Método Lancaster no Brasil: História e Historiografia. Artigo apresentado no: IX ANPED SUL – Seminário em Educação da Região Sul, 2012. UNIOESTE. Disponível em

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1257/12/. Acessado em 18/08/17.

CLERMONT, Gauthier; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CORALINA, Cora. Poema. Disponível em https://www.norteandovoce.com.br/cachos-de-ideias/importancia-da-memoria-afetiva/. Acessado em 18/08/17.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6 ed. – Campinas: Autores Associados, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. – São Paulo: Edições Loyola, 1999.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

schoellkopf, S. (2017). VOCÊ SOU EU - UM OLHAR DE SI PARA ENXERGAR O OUTRO. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 181–211. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/459

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.