A COISA EM QUE SE PÕEM COISAS DENTRO

Autores

  • Maíra Velho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil
  • Angela Zanotelli Cagliari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Restinga https://orcid.org/0000-0003-0417-967X

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1733

Palavras-chave:

Narrativas; Progresso; Teoria da Bolsa de Ficção

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão sobre as narrativas tradicionais e busca construir alternativas que desafiem a jornada do herói e o ideal de progresso estabelecido nas últimas décadas. A partir de uma análise pessoal, explora-se como essas narrativas moldaram a percepção de mundo. Inspirada por autoras como Ursula K. Le Guin e Donna Haraway, e pela obra de Ana Mendieta, propõe-se um novo modo de contar histórias ou estórias que valorize a interconexão entre diferentes experiências e a complexidade da vida. Ao repensar as narrativas, constroem-se caminhos possíveis para habitar o presente e projetar novos futuros, nos quais a imaginação e a colaboração são essenciais para enfrentar os desafios à frente.

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Biografia do Autor

Maíra Velho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Artista Visual, Doutoranda em Artes Visuais e ênfase em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS) possui Mestrado em Artes Visuais pela mesma instituição. Especialista em Linguagens Contemporâneas e Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Canoas. Graduada em Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Dedica-se à pesquisa interdisciplinar que explora as interseções entre arte e ciência, produções colaborativas e a crise geoecológica. Seus interesses artísticos abrangem diversas técnicas e mídias, como desenho, gravura, livro de artista, objeto arte e fotografia

Angela Zanotelli Cagliari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Restinga

É professora de Artes Visuais no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Restinga. Atua no Ensino Médio, ensino técnico subsequente e EJA. É docente da especialização em Linguagens Contemporâneas no Ensino no campus Canoas do IFRS. Tem experiência em educação em museus e na produção de eventos culturais e exposições de arte. Trabalhou como pesquisadora documental e de obras de arte na Fundação Iberê Camargo. Possui experiência acadêmica nas universidades britânicas University of Westminster e University College London (UCL) e no museu Tate Britain. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Artes Visuais. Especialista em Economia da Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Economia da UFRGS. Mestra em Educação pelo IFRS no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

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MENDIETA, Ana et al. Ana Mendieta: earth body: sculpture and performance, 1972-1985. Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Smithsonian Institution, 2004.

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Publicado

01.12.2025

Como Citar

Velho, M., & Zanotelli Cagliari, A. (2025). A COISA EM QUE SE PÕEM COISAS DENTRO. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1733. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1733