ENTRE CANTOS, RITMOS E SONS VIVÊNCIAS MUSICAIS DE CANTIGAS AFRICANAS
VIVÊNCIAS MUSICAIS DE CANTIGAS AFRICANAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1721Palavras-chave:
Cantigas africanas; Narrativas; Educação musical.Resumo
O artigo trata de oficinas de sonoridades musicais. Objetiva abordar narrativas de pessoas negras e não-negras a partir da escuta e vivência de cantigas africanas, como forma de visibilizar memórias, identidades e pertencimento a essa cultura. Música e cantiga, como sonoridades, entram em um jogo de alternância, para se lidar com aspectos históricos, técnico-teóricos e culturais. Analisam-se como são percebidas no âmbito escolar, com base em discussões teóricas do campo da música, etnografia, educação e folclore. A investigação aponta para a importância da música na escola e, quanto às cantigas em particular, de acordo com as narrativas das crianças, possibilitou pensar nas gerações passadas e no acolhimento e respeito às diferenças.
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