POÉTICAS DO CORPO-ESTUDANTE NA CIDADE

Autores

  • Karyne Coutinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil
  • Yogi Medeiros de Brito Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0009-0000-4202-2089

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1702

Palavras-chave:

Corpo-estudante, Deriva na cidade, Artes cênicas e educação

Resumo

Este texto apresenta e discute questões de um projeto que investiga deslocamentos do corpo-estudante na cidade, por meio de caminhadas de deriva que convidam a mapear afetos. Com orientação metodológica da cartografia, e em conexão com um conjunto de referências teóricas e artísticas que se situam nas interfaces entre artes, educação e cidade, aborda-se aqui um exercício performático realizado como ação da pesquisa, que apontou poéticas de um corpo-estudante que andarilha entre paisagens urbanas, associadas a disposições de errância, ludicidade, presença, atenção e escuta. Como desdobramentos da pesquisa, pergunta-se o que tais poéticas podem dar a pensar ao campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karyne Coutinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Karyne Dias Coutinho é Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e em Artes Cênicas (PPGARC), e nos Cursos de Licenciatura em Teatro, do Departamento de Artes (DEART), e em Pedagogia, do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender, que investiga conexões entre artes cênicas e educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2703-5839. E-mail: kdiascoutinho@gmail.com.

Yogi Medeiros de Brito Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC/UFRN). Licenciado em Teatro e graduando no curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN). Pesquisador do Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN). Seus interesses atuais de investigação referem-se à educação, interpretação no audiovisual e a literatura dramática.

Referências

ALICE, Tania. Performance como revolução dos afetos. São Paulo: Annablume, 2016.

ANDRÉ, Carminda Mendes. Quando a cidade nos ensina: pistas para o híbrido professor performer andarilho. Manzuá. Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, Natal-RN, v. 1, n. 2, p. 34-49, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 1. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: 34, 1995.

DEBORD, Guy. Teoria da deriva. In: JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Internacional Situacionista. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 87-91.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo em experiência. Ilinx, Revista do Lume: UNICAMP, 2004, dez., 2013.

FABIÃO, Eleonora Batista. Ações Cariocas: 7 ações para o Rio de Janeiro. Cavalo Louco, v. 8, 2010.

GÓMEZ-PENA, Guillermo; SIFUENTES, Roberto. Exercises for rebel artists: radical performance pedagogy. New York: Routledge, 2013.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2010.

HELGUERA, Pablo; HOFF, Mônica (org.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.

HOFF, Mônica. Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KOHAN, Walter. Formación en Alfabetización Filósofica. Rio de Janeiro: NEFI, 2023.

KOHAN, Walter. Viagens pela escola: escritas e leituras inventadas. Seminário de Educação 2014: Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: AQUINO, Julio; REGO, Teresa Cristina (Org.). Deleuze pensa a educação. São Paulo: Segmento, 2007. p. 48-57.

LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Ilha: Revista de Antropologia, Santa Catarina, v. 13, n. 1, p. 41-60, jan./jun. 2012.

MARCIAL, Adriana Pires. Largo de Santo Antônio ontem... Largo da Carioca hoje: o estudo das camadas de densidade simbólica e as narrativas urbanas. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MARQUES, Diego Alves. Experiências erráticas: pistas para a desobediência às performances corporais cotidianas urbanas. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista, 2017.

MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 35-48, jan./jun., 2008.

MEDEIROS, Rodrigo. (2019) Pedro Miguel Cruz: conceitos de fotografias, retratos, caricaturas e desfiguramentos na visualização de dados. Disponível em: https://medium.com/datavizbr/pedro-miguel-cruz-e-os-conceitos-de-fotografias-retratos-caricaturas-e-desfiguramentos-na-f8d5201ebd61. Acesso: 19 fev. 2025.

PAIS, Ana (Org.). Performance na esfera pública. Lisboa/Portugal: Orfeu Negro, 2016.

PEREIRA, Abimaelson Santos. Pedagogia do teatro e estéticas do urbano: a cultura, a escola e a cidade na formação de professores. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista, 2022.

RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista, não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista, 2013.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2002.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

UGLIARA, Milene Valentir. Errâncias na metrópole: a experiência do Coletivo Mapa Xilográfico. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista, 2013.

XII CIFE. Colóquio Internacional de Filosofia e Educação: Errar? Núcleo de Estudos em Filosofias e Infâncias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEFI/UERJ), 6 a 10 de maio de 2024. Disponível em: https://filoeduc.org/12cife/proposta.php. Acesso: 19 fev. 2025.

Downloads

Publicado

06.10.2025

Como Citar

Coutinho, K., & Medeiros de Brito Lucena, Y. (2025). POÉTICAS DO CORPO-ESTUDANTE NA CIDADE. Revista Da FUNDARTE, 66(66), e1702. https://doi.org/10.19179/rdf.v66i66.1702