A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DOS TRAÇADOS PRECISO DAS LINHAS, NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DA ESCRITA E A EFETIVIDADE PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSE GRAFEMA.

Autores/as

  • Marilúcia Gonçalves Miranda Correia Emill Brunner World University - EBWU, Miami, Florida, FL, USA
  • Monique Ferreira Monteiro Beltrão EBWU -Emil Brunner World University – Miami, Flórida, EUA

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1640

Palabras clave:

Educação Básica

Resumen

A caligrafia manuscrita é utilizada em todo o mundo, contudo, a falta da aquisição correta e o nível de complexidade da escrita têm resultado em consequências negativas, como a escrita ilegível, tanto no término do Ensino Fundamental I quanto ao longo do Ensino Médio. E dentro dos transtornos que afeta o aprendizado da escrita se encontra a disgrafia. É um transtorno decorrente da dificuldade da criança de traçar letras e formar palavras de forma legível e organizada. De maneira que, no ambiente educacional essa dificuldade acarreta significativos desafios para o desenvolvimento acadêmico do estudante, já que a escrita é uma habilidade central no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, a presente pesquisa científica tem como intuito de identificar a defasagem da escrita no Ensino Fundamental I, por meio da inserção de um método inédito, denominado de Escala de Avaliação Básica da Escrita (EABE), e após o resultado dessa Escala a implementação de um novo Programa, descrito como Programa de Escrita Cursiva (PEC) numa Escola pública do município de Linhares/ES. Verifica-se que a presente pesquisa é fundamental, pois explana sobre dois métodos de ensino aprendizagem, a EABE e a PEC, como percussores na efetividade para o desenvolvimento na transição da escrita bastão para a cursiva, da produção da escrita e também na melhoria da compreensão dos grafemas no Ensino Fundamental.  Os resultados evidenciaram que as dificuldades na escrita no Ensino Fundamental podem trazer prejuízos significativos para a construção da aprendizagem. Portanto se faz necessário destacar a importância da interdisciplinaridade no ensino da escrita, integrando a colaboração entre professores de diferentes disciplinas, como artes e educação física, para apoiar o desenvolvimento da coordenação motora fina e estimular a criatividade dos alunos.

 

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Biografía del autor/a

Marilúcia Gonçalves Miranda Correia, Emill Brunner World University - EBWU, Miami, Florida, FL, USA

Doutora e Mestre em Ciências da Educação, Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica. Atua como Palestrante e possui ampla experiência na área de alfabetização, com ênfase no desenvolvimento da escrita cursiva e nas dificuldades de aprendizagem, como disgrafia e dislexia. É idealizadora do Programa de Escrita Cursiva (PEC) e da Escala de Avaliação Básica da Escrita (EABE), ambos registrados no INPI sob o nº 930696352 – Mundo Encantado do Aprender. Desenvolve práticas pedagógicas inclusivas voltadas à intervenção educacional em contextos escolares e clínicos. É presidente voluntária da Associação Pestalozzi e catequista de Crisma há 25 anos. Seu trabalho une teoria e prática para promover avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem, com base em fundamentos da neuropsicopedagogia. Recebeu o título de Cidadã Linharense pelo reconhecimento de sua contribuição à educação local.

Monique Ferreira Monteiro Beltrão, EBWU -Emil Brunner World University – Miami, Flórida, EUA

Pós-doutora em Educação, Doutora em Educação, Mestre em Educação e Psicologia, Especialista em Direito Educacional no Processo Ensino Aprendizagem, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga Clínica, Institucional e Hospitalar, Professora Universitária do Curso de Pedagogia, Pedagoga, Palestrante. Experiência na Área de Educação, Inclusão e ênfase em Educação no Processo Ensino Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão. Educação Básica. Trabalho Pedagógico. Processos Educacionais. Consultoria Técnica Pedagógica. Dificuldades na aprendizagem. Educação e contemporaneidade e Gestão Escolar. Atualmente Pós Doutoranda e Orientadora do Mestrado e Doutorado de alunos pela EBWU – UMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY. Miami – Flórida FL. Área: Neurociências e Educação.

Citas

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Publicado

01/12/2025

Cómo citar

Gonçalves Miranda Correia, M., & Ferreira Monteiro Beltrão, M. (2025). A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DOS TRAÇADOS PRECISO DAS LINHAS, NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DA ESCRITA E A EFETIVIDADE PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSE GRAFEMA. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1640. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1640