A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DOS TRAÇADOS PRECISO DAS LINHAS, NO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DA ESCRITA E A EFETIVIDADE PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSE GRAFEMA.
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1640Palabras clave:
Educação BásicaResumen
A caligrafia manuscrita é utilizada em todo o mundo, contudo, a falta da aquisição correta e o nível de complexidade da escrita têm resultado em consequências negativas, como a escrita ilegível, tanto no término do Ensino Fundamental I quanto ao longo do Ensino Médio. E dentro dos transtornos que afeta o aprendizado da escrita se encontra a disgrafia. É um transtorno decorrente da dificuldade da criança de traçar letras e formar palavras de forma legível e organizada. De maneira que, no ambiente educacional essa dificuldade acarreta significativos desafios para o desenvolvimento acadêmico do estudante, já que a escrita é uma habilidade central no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, a presente pesquisa científica tem como intuito de identificar a defasagem da escrita no Ensino Fundamental I, por meio da inserção de um método inédito, denominado de Escala de Avaliação Básica da Escrita (EABE), e após o resultado dessa Escala a implementação de um novo Programa, descrito como Programa de Escrita Cursiva (PEC) numa Escola pública do município de Linhares/ES. Verifica-se que a presente pesquisa é fundamental, pois explana sobre dois métodos de ensino aprendizagem, a EABE e a PEC, como percussores na efetividade para o desenvolvimento na transição da escrita bastão para a cursiva, da produção da escrita e também na melhoria da compreensão dos grafemas no Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram que as dificuldades na escrita no Ensino Fundamental podem trazer prejuízos significativos para a construção da aprendizagem. Portanto se faz necessário destacar a importância da interdisciplinaridade no ensino da escrita, integrando a colaboração entre professores de diferentes disciplinas, como artes e educação física, para apoiar o desenvolvimento da coordenação motora fina e estimular a criatividade dos alunos.
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