ARTES, INFÂNCIAS E DEVANEIOS DA MEMÓRIA

FORMAÇÃO DOCENTE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Betania Libanio Dantas de Araujo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo/SP, Brasil
  • Daniela Finco Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1639

Palavras-chave:

Arte; Educação Infantil; Formação inicial; Memórias da infância.

Resumo

Este artigo aborda a formação docente inicial para as artes e as múltiplas linguagens na Educação Infantil, tendo como elemento disparador as memórias das infâncias. Aborda a educação da infância e as expressividades artísticas enquanto leitura do mundo a partir da experiência docente no curso Educação Infantil, Infâncias e Arte: devaneios da memória  na Pedagogia. As reflexões buscam construir um espaço formativo, reconhecendo as crianças como construtoras de culturas infantis. A partir das propostas formativas Relato-fotografia; Museu de mim: objetos da infância e Desenhos e impressões dos traços das crianças, propõe-se um encontro memorial com a criança que fomos, com as crianças presentes em nosso cotidiano, ampliando as possibilidades de explorar as diversas linguagens. As reflexões destacam a necessidade de suprir a lacuna da formação docente rumo a uma proposta que contemple a imaginação e a criatividade, como dimensões de práxis emancipadora. 

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Biografia do Autor

Betania Libanio Dantas de Araujo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo/SP, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2006), Mestra em Artes Visuais - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2001). Licenciada em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas - Belas Artes de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Campus Guarulhos, no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas em artes, artes visuais, educação escolar, formação de professores, Artes, desenho de humor e quadrinhos. É membro da Comissão Científica das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Coordena O Museu Virtual do Desenho da Criança juntamente com o Departamento de Orientação Técnica da Prefeitura de Guarulhos (2015). Coordena o Labart, Laboratório de Artes da Unifesp Campus Guarulhos. É preceptora do Programa de Residência do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo/SP, Brasil

Professora associada no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - EFLCH) da Unifesp. Foi coordenadora do Curso de Pós-Graduação Gênero e Diversidade na Escola - GDE, na Unifesp. Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade da Unifesp. Integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual - Edges (USP). Atua com os seguintes temas: Educação Infantil, Sociologia da Infância, Estudos de gênero, Teorias Feministas, Direitos Humanos, Políticas Públicas e formação docente

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Publicado

09.09.2025

Como Citar

Libanio Dantas de Araujo, B., & Finco, D. (2025). ARTES, INFÂNCIAS E DEVANEIOS DA MEMÓRIA: FORMAÇÃO DOCENTE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da FUNDARTE, 65(65), e1639. https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1639