O AUDIOVISUAL COMO CAMPO DE DEBATE EDUCACIONAL E POLÍTICO
CORPOS FEMININOS NEGROS NA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1569Palabras clave:
Audiovisual, Corpos Femininos Negros, Debate Educacional e PolíticoResumen
O presente trabalho tem o objetivo de problematizar o videoclipe Don't Touch My Hair (2016), que tem por tema o cabelo da mulher negra, como um singular campo de debate educacional e político. Utilizamos a revisão bibliográfica com análise temática do videoclipe, a partir da pergunta: a edição expressiva do vídeo poderia ilustrar questões de identidade e funcionar como uma forma de resistência às expectativas corporais e sociais predominantes? Apoiamo-nos nas teorias do vídeo, de Regilene Sarzi-Ribeiro e Thiago Soares e nas dinâmicas de racismo, identidade e opressão estrutural, de Djamila Ribeiro e Grada Kilomba. Concluímos que o material analisado possibilita novas perspectivas sobre a afirmação cultural de corpos femininos negros na mídia.
Descargas
Citas
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Pólen, 2019.
BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CHION, M. Audio-Vision: Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.
DICIONÁRIO online. Verbete ‘Vídeo’. Disponível em: https://www.dicio.com.br/videos/#:~:text=Significado%20de%20v%C3%ADdeo,televisor%20ou%20de%20um%20monitor. Acesso em: 10 jul. 2024.
DON’T TOUCH MY HAIR. Direção: Alan Ferguson. Artista: Solange Knowles. Videoclipe, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YTtrnDbOQAU. Acesso em: 20 jul. 2024.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Trad. Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
HOOKS, b. Vivendo de amor. In: WERNECK, J; MENDONÇA, M; WHITE, E. C. (orgs.). O livro da saúde das mulheres negras. Nossos passos vêm de longe. (p. 184-193). Rio de Janeiro: Pallas; Criola, 2000.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Editora Cobogó, 2008. Disponível em:
https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/MEMORIAS_DA_PLANTACAO_-_EPISODIOS_DE_RAC_1_GRADA.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
LORDE, A. Irmã outsider: ensaios e conferências. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Autêntica, 2019.
QUARTA parede. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/o-que-e-a-quarta-parede-do-cinema-218039/. Acesso em: 02 ago. 2024.
RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MACHADO, A. O vídeo e sua linguagem. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 16, p. 6–17, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25681. Acesso em: 20 jul. 2024.
SARZI-RIBEIRO, R. Corpo, videoarte e o papel das linguagens midiáticas na construção de sentido e visibilidade das artes visuais. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 8, n. 3, p. 87–107, 2013. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/214. Acesso em: 4 ago. 2024.
SARZI-RIBEIRO, R. O corpo no vídeo e o corpo do vídeo: diálogos estéticos, arte eletrônica. Revista Poiésis – Rio de Janeiro, RJ: UFF, V. 15, Nº 23, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/24349/14003. Acesso em: 20 jun. 2024.
SITE de tradução de músicas. Disponível em: https://www.letras.mus.br/solange-knowles/dont-touch-my-hair/traducao.html. Acesso em: 10 jul. 2024.
SOARES, T. A estética do videoclipe. João Pessoa, PB: Editora da UFPB, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cristiane Wosniak, Patrícia Ressureição

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
