A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL

UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456

Palavras-chave:

Artes Visuais, Autorretrato, Formação Profissional

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência educativa realizada com um grupo de estudantes do ensino superior, em Portugal, no contexto da disciplina Oficina de Artes Plásticas. São descritos os quatro momentos de uma experiência de autorretrato realizada por futuros profissionais que terão como área de atuação as comunidades e a promoção de atividades para diferentes públicos. Esta experiência foi estudada relativamente ao processo criativo vivenciado, à sua importância como forma de desenvolvimento individual e coletivo e também relativamente ao contributo que trouxe para a formação profissional.

Biografia do Autor

Lúcia Magueta, Instituto Politécnico de Leiria/Portugal

Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. É doutorada em Educação, área de especialização de Teoria e Desenvolvimento Curricular, mestre em Ciências da Educação – Educação Intercultural e licenciada em Ensino, curso de Professores do 2º CEB, variante de Educação Visual e Tecnológica. Enquanto Professora e Investigadora do CI&DEI, atua nas áreas das Artes Visuais, Educação Artística, Didática das Expressões Artísticas, Desenvolvimento do Currículo, Formação de Professores, Intervenção e Animação Artísticas, entre outras. Participa ativamente em formas de valorização da educação, da cultura e das artes, através das formações que constrói, dos cursos que coordena e das atividades de intervenção que promove.

Jenny Gil Sousa, Instituto Politécnico de Leiria/Portugal

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, investigadora integrada no CICS.NOVA.IPLeiria e investigadora colaboradora no CI&DEI. É doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e licenciada em Animação Socioeducativa, com especialização em Desenvolvimento Local, pelo Instituto Politécnico de Coimbra. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre desenvolvimento comunitário, velhice, ócio, cultura, animação sociocultural e artística, intervenção social, educação e acessibilidade.

Referências

AZEVEDO, Natália. Artes e inclusão social: projetos e ações enquanto experiências metodológicas. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático – Processos sociais e questões sociológicas, pp. 28-41. DOI: 10.21747/08723419/soctem2017a2

CNEB. Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.

CIVIT, Lurdes. & COLELL, Sandra. EducArt: intervención educative y Expressión Plástica. Educación Social, n.28, p. 99-118, 2004.

MAGUETA, Lúcia Grave. Art and sustainability: plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, v.2, n.17, p.89–95, 2021 https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817

MARQUES, Rui. (Coord.). Livro verde sobre responsabilidade social e instituições de ensino superior. ORSIES – Observatório sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, 2018. https://www.orsies.forum.pt/images/PDF/Livro_Verde.pdf

MATARRASSO, François. Uma Arte Irrequieta: Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.

MONTERO, Javier. & ALCAIDE, Antonio. Retos y complejidades de las prácticas artísticas colaborativas y las pedagogías colaborativas. Pulso – Revista de Educación, n.38, pp. 57 – 72, 2015. Acedido em https://revistas.cardenalcisneros.es/index.php/PULSO/article/view/187/161. DOI: https://doi.org/10.58265/pulso.5071

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD), Future of education and skills 2030. Organisation for Economic Co-operation and Development, 2019 https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf

RODRIGUES, Dalila D’Alte. A infância da arte. A arte da infância. Porto: Afrontamento, 2016.

RUIZ, Alba Calderón. La intersecció entre l’educació comunitária, les expressions artístiques i la política. Quaderns d’animació i Educació Social – Revista semestral para animadores e educadores sociales, n.27, pp. 1-23, 2018 Acedido em http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintisiete/index_htm_files/La%20interaccio.pdf

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

SOUSA, Jenny. Emoções, Artes e Intervenção: os elementos estruturantes da Animação Artística. In J. Sousa, Santos, M.J. & Lopes, M.S.P. (Org.). Emoções, Artes e Intervenção, pp.6-15, Leiria: Politécnico de Leiria-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CICS.NOVA.IPLeiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação e Universidade FEEVALE, 2020. Disponível em https://www.ipleiria.pt/esecs/wpcontent/uploads/sites/15/2021/01/E.book_emocoes_artes_inter_AF.pdf

SOUSA, J., FERREIRA, P. & SILVA, S.. A Promoção dos Direitos Humanos pelo olhar de estudantes do ensino superior da área da intervenção social. In S. Monteiro, C. Cebola & F. Veiga (Coord.). Direitos humanos, cidadania global e desenvolvimento sustentável, pp. 330-347. Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos– IBEROJUR, 2023.

UNESCO. Educação artística para a resiliência e a criatividade, 2020.

Disponível em https://pt.unesco.org/sites/default/files/2020_art-week-technote_por_final.pdf

VALE, P.P., BRIGHENTI, S., PÓLVORA, N. Plano Nacional das Artes. Uma estratégia. Um manifesto. Plano Nacional das Artes, 2019.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Magueta, L., & Gil Sousa, J. (2024). A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL : UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1456. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.