A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456Keywords:
Visual Arts, Self-portrait, Professional TrainingAbstract
This article presents an educational experience carried out with a group of higher education students in Portugal, in the context of the Visual Arts Workshop. It describes the four moments of a self-portrait experience carried out by future professionals whose area of activity will be communities and the promotion of activities for different audiences. This experience was analysed in terms of the creative process it involved, its importance as a form of individual and collective development and the contribution it made to professional training.
Downloads
References
AZEVEDO, Natália. Artes e inclusão social: projetos e ações enquanto experiências metodológicas. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático – Processos sociais e questões sociológicas, pp. 28-41. DOI: 10.21747/08723419/soctem2017a2
CNEB. Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.
CIVIT, Lurdes. & COLELL, Sandra. EducArt: intervención educative y Expressión Plástica. Educación Social, n.28, p. 99-118, 2004.
MAGUETA, Lúcia Grave. Art and sustainability: plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, v.2, n.17, p.89–95, 2021 https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817
MARQUES, Rui. (Coord.). Livro verde sobre responsabilidade social e instituições de ensino superior. ORSIES – Observatório sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, 2018. https://www.orsies.forum.pt/images/PDF/Livro_Verde.pdf
MATARRASSO, François. Uma Arte Irrequieta: Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.
MONTERO, Javier. & ALCAIDE, Antonio. Retos y complejidades de las prácticas artísticas colaborativas y las pedagogías colaborativas. Pulso – Revista de Educación, n.38, pp. 57 – 72, 2015. Acedido em https://revistas.cardenalcisneros.es/index.php/PULSO/article/view/187/161.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD), Future of education and skills 2030. Organisation for Economic Co-operation and Development, 2019 https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf
RODRIGUES, Dalila D’Alte. A infância da arte. A arte da infância. Porto: Afrontamento, 2016.
RUIZ, Alba Calderón. La intersecció entre l’educació comunitária, les expressions artístiques i la política. Quaderns d’animació i Educació Social – Revista semestral para animadores e educadores sociales, n.27, pp. 1-23, 2018 Acedido em http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintisiete/index_htm_files/La%20interaccio.pdf
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
SOUSA, Jenny. Emoções, Artes e Intervenção: os elementos estruturantes da Animação Artística. In J. Sousa, Santos, M.J. & Lopes, M.S.P. (Org.). Emoções, Artes e Intervenção, pp.6-15, Leiria: Politécnico de Leiria-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CICS.NOVA.IPLeiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação e Universidade FEEVALE, 2020. Disponível em https://www.ipleiria.pt/esecs/wpcontent/uploads/sites/15/2021/01/E.book_emocoes_artes_inter_AF.pdf
SOUSA, J., FERREIRA, P. & SILVA, S.. A Promoção dos Direitos Humanos pelo olhar de estudantes do ensino superior da área da intervenção social. In S. Monteiro, C. Cebola & F. Veiga (Coord.). Direitos humanos, cidadania global e desenvolvimento sustentável, pp. 330-347. Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos– IBEROJUR, 2023.
UNESCO. Educação artística para a resiliência e a criatividade, 2020.
Disponível em https://pt.unesco.org/sites/default/files/2020_art-week-technote_por_final.pdf
VALE, P.P., BRIGHENTI, S., PÓLVORA, N. Plano Nacional das Artes. Uma estratégia. Um manifesto. Plano Nacional das Artes, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lúcia Magueta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.