A PRESENÇA DA CUIA NA POÉTICA DE ROBERTO EVANGELISTA

MANO-MANÁ DAS UTOPIAS I (1976) E RESGATE (1992)

Autores

  • Paulo César Marques Holanda Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM).
  • Italo Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1199

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Instalação, Roberto Evangelista

Resumo

O presente estudo objetivou contextualizar as obras conceituais do artista Roberto Evangelista; e, como especificidade, compreender o cenário da arte conceitual em Manaus, identificando a presença da cuia nas obras do artista e, analisando os possíveis significados deste objeto em duas instalações: Mano-maná das utopias I (1976) e Resgate (1992). Esta é uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, de caráter descritivo bibliográfico, utilizando método de interpretação hermenêutico. Compreendendo que a poética está inserida no contexto da arte conceitual da cidade de Manaus, sendo a cuia elemento básico para a intepretação de suas instalações. Para tanto, foi necessário a busca por conceitos inerentes à arte contemporânea e como esta se relaciona com a cultura amazônica. Resultando neste trabalho que visa colaborar com estudos no campo da arte contemporânea na região.

Biografia do Autor

Paulo César Marques Holanda, Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM).

Arte-educador. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH-UEA). Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas, com produção artística nas áreas de cerâmica, fotografia, pintura e instalações. Especialista em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas e Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas. É professor de artes na Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM).

Italo Gonçalves

Licenciado em Artes Visuais (2018) pela Universidade Federal do Amazonas, com produção artística em fotografia, animação e design, além de pesquisa na área de arte-educação e arte contemporânea. Especialista em Mídias na Educação pelo CED/UFAM (2019) e atualmente professor de Artes da Educação Básica.

Referências

AFONSO, Manoela dos Anjos. Arte contemporânea: uma introdução” de Anna Cauquelin. Ed. Martins, 1ª Edição - 2005. Revista Digital Art, São Paulo: 7. 2007. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-07/trabalhos/RESENHAS/RESENHA3.htm. Acesso em: 30 de maio 2022.

AGUILAR, Nelson. Artistas da Bienal explicam desmaterialização da arte. Folha de São Paulo [ilustrada], 16 de Março de 1996. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/3/16/ilustrada/1.html. Acesso em 25 de Novembro de 2022.

ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

ARMITAGE, Diane. “Regina Vater & Roberto Evangelista – Mongarayba or Sacred Origin in Tupi”, IN ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

BRETT, Guy. “Regina Vater e Roberto Evangelista - Niká Uiícana, IN ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

CARVALHO, Ana Maria Albani. Instalação como problemática contemporânea: Os modos da espacialização e a especifidade do sítio. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. Tradução: Reja Janowitzer – São Paulo: Martins, 2005.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. Tradução: Reja Janowitzer – São Paulo: Martins, 2005.

COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: Movimentos e Meios. São Paulo: Alameda, 2004.

COUTINHO, Cristovão. Extremos: relações de representações – indicativos a uma curadoria - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.

EVANGELISTA, Roberto. “Resgate” (Poema) IN ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

FIORAVANTE, Celso. Artistas da Bienal explicam desmaterialização da arte. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 de março de 1996. Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/3/16/ilustrada/1.html> Acesso em 15 de novembro de 2022.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: Uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.

PÁSCOA, Luciane Viana Barros, A instalação Mano-Maná das utopias I, IN ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

PÁSCOA, Luciane Viana Barros. O Panorama das Artes Plásticas em Manaus. Revista Eletronica Aboré. Ed. 3. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, 2007.

MESQUITA, Otoni Moreira, Mestre de formas e conceitos, IN ARAÚJO, James (Org.); GOMES, Verônica;(Org.); PINTO, Renan Freitas (Org.), Ritos: Roberto Evangelista - Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2017.

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Marques Holanda, P. C. ., & Gonçalves, I. (2023). A PRESENÇA DA CUIA NA POÉTICA DE ROBERTO EVANGELISTA: MANO-MANÁ DAS UTOPIAS I (1976) E RESGATE (1992). Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–19. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1199

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.