ARTE URBANA E COLETIVO ARTÍSTICO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO ESTÉTICA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Antonio Ariclenes Cassiano da Costa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • José Albio Moreira de Sales

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1092

Palavras-chave:

Arte Urbana. Experiência. Formação Estética.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de formação estética com Arte Urbana, vivenciada através da criação de um coletivo artístico (Coletivo Aries) em Pacatuba-CE. Nele narramos e discutimos o processo, reconstituindo etapas e elementos que consideramos essenciais para uma compreensão do percurso, especialmente no que se refere aos modos de ensinar e aprender, produzir e pensar arte em um contexto de educação não formal. Como referências teóricas centrais, elegemos Dewey (2010) e Bondía (2019) por defenderem arte como experiência. Os resultados obtidos indicam a formação do Coletivo como uma possibilidade de formação estética, através de intervenções e reflexões.

Biografia do Autor

Antonio Ariclenes Cassiano da Costa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Artes pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do IFCE, licenciado em Artes Visuais (IFCE), membro do Conselho Municipal de Cultura de Pacatuba no segmento Artes Visuais, professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará. Artista Visual. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, cultura visual, artes visuais, formação estética e ensino e aprendizagem de arte. 

Referências

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Publicado

18.03.2022

Como Citar

Cassiano da Costa, A. A., & Moreira de Sales, J. A. (2022). ARTE URBANA E COLETIVO ARTÍSTICO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO ESTÉTICA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL . Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1092

Edição

Seção

Relato de Experiência

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