DANÇA-EDUCAÇÃO E(M) COMUNIDADES: UM DIÁLOGO INTRODUTÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.932Palabras clave:
Arte Integrativa, Dança nas Comunidades, Dança-Educação,Resumen
Sabe-se que a presença da Dança nas Comunidades é algo recorrente, e também é sabido que através de seu ensino nesses contextos há um abraçar de sujeitos de diferentes idades, gêneros, raças, classes e crenças, cuja iniciativa de educação artística em comunidades partiram de indivíduos que a reconheceram como potência transformadora. Neste artigo, ergueu-se tripés de interlocução entre dança e educação em periferias, cujo objetivo fora discutir sua presença, importância e seus impactos. Por fim, coube ainda apontar que se tratou de um estudo introdutório, ora com revisão bibliográfica e analítica, como também experiências empíricas, que buscou pensar na dança-educação em comunidades menos favorecidas.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, BNCC: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, PCN Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CRUVINEL, T. Qual o futuro da disciplina Arte a partir da BNCC do Ensino Médio?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1-23, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18970. Acesso em: 16 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101402021e0206
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Jean Carlos; ARAÚJO, Reinaldo Kovalski de. Performances funk e escola: com a palavra, estudantes do Ensino Médio. In: Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.10, n.29, p. 71-88, jun.-set.2017.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NELSON Triunfo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa443896/nelson-triunfo. Acesso em: 23 de agosto de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2018.
VIEIRA, Marcílio de Souza. O sentido do ensino da dança na escola. Revista Educação Em Questão, 29(15), Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 103-121, maio/ago. 2007a. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4450
VIEIRA, Marcilio de Souza. História das ideias do ensino da Dança na Educação Brasileira (Parte II). In: Anais Abrace, São Paulo, v.18, n. 01, 2017b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.